Transformações e vestígios do processo de revitalização da Lapa Carioca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2019.40381

Palavras-chave:

Revitalização, vestígios, memória, violência, restos.

Resumo

Este artigo analisa as consequências do processo de transformação arquitetônica e social decorrente das iniciativas de revitalização da Lapa, evidenciando vestígios e restos deste processo. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise documentos, focalizamos as mudanças arquitetônicas realizadas e o cenário produzido pela revitalização de um polo de lazer com enfoque em um determinado segmento social. Importante ressaltar que a Lapa traz consigo uma espécie memória/identificação com a boemia. Contudo, a revitalização alterou significativamente o segmento social que, atualmente, usufrui do bairro, principalmente, pelos preços elevados das casas noturnas. Da mesma forma observamos que a ocupação de outro segmento de alto poder de consumo, inflacionou preços dos imóveis e locações. Imperioso ressaltar que a transformação preconizada ocorreu às custas da remoção de pessoas, coagidas pela elevação do custo de vida ou, forçadamente, pela ação de aparatos repressivos, causando danos subjetivos na população removida, devido ao estranhamento causado pela ambientação em novos espaços e a convivência com pessoas desconhecidas. Nesse processo de gentrificação, identificamos uma verdadeira higienização do bairro, justificada em nome da especulação imobiliária.

Biografia do Autor

Francisco Ramos de Farias, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro

Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutor em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Editor de Seção da Revista Temas em Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia.

Vinicius Ramos Rigotti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro

Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Cursa o Mestrado em Memória Social no Programa de Pós-Graduação em Memória Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro com bolsa Demanda Social da CAPES.

Vitória Ramos Rigotti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro

Geografa pela Universidade Federal Fluminense. Cursa o Mestrado em Memória Social no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com bolsa Demanda Social da CAPES.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Como Citar

Farias, F. R. de, Rigotti, V. R., & Rigotti, V. R. (2020). Transformações e vestígios do processo de revitalização da Lapa Carioca. Revista De Direito Da Cidade, 11(4), 591–619. https://doi.org/10.12957/rdc.2019.40381