Um território em jornais
Especulação imobiliária e a memória social
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.68976Palavras-chave:
memória social, narrativas, mídia, território.Resumo
Objetivo desse artigo é problematizar as relações entre memória social e território em narrativas de textos jornalísticos no ano de 2019, a partir de um contexto local do bairro da Várzea em Recife, capital pernambucana brasileira. Esta pesquisa é qualitativa com base em documentos públicos de mídias jornalísticas de Pernambuco encontradas em sites da internet. Procuramos matérias em sites de busca com os seguintes descritores: Várzea Recife, Várzea Recife Memória, Várzea Recife Imagens em 2019. Após essa busca encontramos e selecionamos 38 matérias relacionadas em sites de notícias, blogs, sites de acervos e instituições do/sobre o bairro da Várzea, zona oeste de Recife em Pernambuco. As notícias foram organizadas em três temas principais: a) anúncios de venda e aluguel de imóveis na Várzea, Recife-PE; b) memória, imagens e monumentos históricos; c) arquivos de memória e história. Por fim, dimensionamos como a construção midiática deste bairro da cidade de Recife em Pernambuco, está atravessada pela constituição de um espaço urbano marcado pelas temáticas da moradia, dos monumentos artísticos e culturais, bem como de elementos de uma memória atrelada aos movimentos negros e feministas no bairro.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.