DOSSIÊ 28 - LITERATURA INFANTOJUVENIL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS / CALL FOR PAPERS - CHILDREN'S LITERATURE: CONTEMPORARY PERSPECTIVES

2023-04-04

                           Chamada de artigos

     Literatura Infantojuvenil: perspectivas contemporâneas

Organizadoras:

 Erica Bastos da Silva - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Maria Betânia Almeida Pereira - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Maria Isaura Rodrigues Pinto - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mônica Gomes da Silva - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

 Prazo para submissão - até 30/07/2023

Publicação - Até 30/09/2023

 A literatura infantojuvenil contemporânea tem se destacado por inúmeras inovações formais e temáticas em diálogo com as mudanças sociais, culturais, políticas e tecnológicas deste início de século. Nesse sentido, emergem temas que  mobilizam e ressignificam esse campo de discussão. A implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, por exemplo, foi um marco impulsionador da abordagem de temas relevantes nesse cenário, uma vez que a obrigatoriedade do ensino das histórias e das culturas africana, afro-brasileira e indígena trouxe à tona novos modos de criar, pensar e divulgar a literatura infantojuvenil na atualidade. Assim, há uma maior atenção para estudos sobre o protagonismo negro e indígena nos livros infantis (JOVINO 2006, BONIN, 2015). 

 Do ponto de vista da elaboração dos textos, fica patente  também a inserção de temáticas fraturantes (RAMOS; FONSECA, 2015), a ressignificação de personagens femininas (SILVA, 2010), a adoção de novos  formatos, cujas materialidades se articulam com as tecnologias digitais (KIRCHOF; SOUZA, 2019), em destaque no contexto do século XXI.

  No que diz respeito às ilustrações, percebe-se um diálogo constante entre o texto imagético e o texto verbal. O ilustrador, em seu fazer artístico,  amplia  e diversifica a leitura por meio do tratamento estético dado ao texto visual (CORSINO, 2010), favorecendo a inter-relação entre as duas linguagens, o que  alarga o campo de análise das obras infantojuvenis.

 Percebe-se, portanto, uma mudança de foco nesse tipo de produção literária que, em seus primórdios, estava ligado ao projeto pedagógico de instrução e formação moral e cívica (LAJOLO, ZILBERMAN, 1988). Cada vez mais distanciada dessa visão, a literatura infantojuvenil vem ganhando relevância no contexto escolar e ampliando, assim, concepções que ressaltam  o sentido humanizador dessa arte (CANDIDO, 2011).

Em face das questões trazidas, este dossiê é um convite para um encontro com a literatura infantojuvenil contemporânea. Serão bem-vindos artigos, resenhas, ensaios que se articulem com as discussões aqui propostas.

Call for Papers: Dossier 28 – Children´s Literature: Contemporary Perspectives

 Organizing Board:

Erica Bastos da Silva - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Maria Betânia Almeida Pereira - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Maria Isaura Rodrigues Pinto - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mônica Gomes da Silva - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Submission Deadline: July 30th, 2023

Publication: September 30th, 2023

 Contemporary Children´s Literature has stood out for numerous, formal and thematic innovations, keeping dialogue with social, cultural, political and technological changes since the beginning of the current century. In this sense, themes that mobilizes and resignify this field of discussion emerges. For example, the implementation of the Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, was a milestone that propelled the approach for relevant topics in this scenario, since the teaching of History of African, Afro-Brazilian and Indigenous Culture became mandatory, it brought to life new ways of creating, thinking and publicizing Children´s Literature in the presente days. Thus, there is a bigger attention to studies on Black and Indigenous protagonism in Children´s book. (JOVINO 2006, BONIN, 2015). 

From the perspective of text elaboration, it is evident the insertion of fractured themes (RAMOS; FONSECA, 2015), the ressignification of the female character (SILVA, 2010), the adoption of new formats, whose materialities are articulated with digital Technologies (KIRCHOF; SOUZA, 2019), highlighting the 21st century context.

Regarding illustrations, a constant dialogue between imagetic text and verbal text is noticed. The Illustrator, in its artistic expressiom, amplify and diversifies the reading experience through an aesthetic treatment offered by the visual text (CORSINO, 2010), supporting the inner-relationship between the two languages, which broadens the analysis field in Children´s Literature.

However, is also observed a change in focus in this type of literary production that, since its beginning, was linked with the pedagogical project of instructing and the civil and moral formation (LAJOLO, ZILBERMAN, 1988). Increasingly distant from that vision, Children´s Literature has gained relevance in a school context and amplifying conceptions that highlights the humanizing character of this art (CANDIDO, 2011).

Given the issues raised, this dossier is an invitation to an encounter with Contemporary Children´s Literature. Articles, reviews, essays that articulates the discussions here proposed are welcome.

Referências / References:

BONIN, I. T. Representações da criança na literatura de autoria indígena. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 46, p. 21-47, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/K4mwmVNpnXpm45gZHpsnbxt/?format=pdf&lang=pt, acesso em 15/03/2023

 

BRASIL. Lei 10.639, de 8 de janeiro 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília. DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 15/08 2020.

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm, acesso em: 14/08/ 2020.

 CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ________. Vários escritos. 5. ed. corrigida pelo autor. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, p. 171-193.

 CORSINO, P. Literatura na educação infantil: Possibilidades e Ampliações. In: PAIVA, A. et al. Literatura : ensino fundamental. Ministério da educação básica, secretária de educação Básica, 2010. p.183-204.

JOVINO, I. da S. Literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil. In: SOUZA, F.; LIMA, M. N. (Org.). Literatura Afro-Brasileira. Salvador: Centro de estudos afro-orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. p. 179-217.

 KIRCHOF, E. R.; SOUZA, R. J. de. A literatura infantojuvenil na contemporaneidade: desafios, controvérsias e possibilidades. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 105, p. 25-40, maio./ago. 2019.

 LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 4. ed. São Paulo: Ática, 1988. 

 RAMOS, A. M.; FONSECA, A. D. Tendências da literatura juvenil contemporânea: os temas fraturantes na obra de Ana Saldanha. Literartes, n. 4, p. 89, 2015. p.89-106. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/89312, acesso em 23/03/2023.

 SILVA. L. C. Representação feminina na narrativa infantojuvenil brasileira

contemporânea.Dossiê: literatura infantojuvenil. Estud. Lit. Bras. Contemp. (36). Jul-

Dec 2010. p.77-96. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/hTcTGNzhLHB9zXjNggs9SYf/?lang=pt, acesso em 23/03/2023.