Entre leitura, literatura infanto-juvenil e linguagens - uma conversa com Ana Maria Machado

Autores

  • Ana Maria Machado Academia Brasileira de Letras
  • Everaldo Lima de Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)
  • Márcia da Gama Silva Felipe Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Thales Sant'Ana Ferreira Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.43788

Resumo

Ana Maria Machado nasceu em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Formada em Letras pela Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde também realizou estudos de pós-graduação, é a sexta ocupante da cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras (ABL), para a qual ingressou em agosto de 2003. Foi presidente da instituição durante os anos de 2012 e 2013. Ana Maria Machado já foi professora da UFRJ e da PUC-Rio, além de ter trabalhado no Correio da Manhã, no Jornal do Brasil, n'O Globo e colaborado com as revistas Realidade, Isto É e Veja. Seu maior reconhecimento, no entanto, se deve à sua extensa e sólida obra de literatura infanto-juvenil, tendo escrito livros como Raul da ferrugem azul (1979), Palavras, palavrinhas, palavrões (1981), O menino que espiava pra dentro (1984), Menina bonita do laço de fita (1986) e Tudo ao mesmo tempo agora (1997). É também autora de romances, como Alice e Ulisses (1983) e Tropical sol da liberdade (1988), além de ensaios do porte de Recado do nome (1976) e Romântico, sedutor e anarquista: como e por que ler Jorge Amado hoje (2006). Recebeu, dentre vários outros prêmios nacionais, três Jabuti, o Machado de Assis (ABL, 2001), pelo conjunto da obra, e, no exterior, prêmios como o Hans Christian Andersen (Suíça, 2000), pelo conjunto da obra infantil, e o Príncipe Claus (Holanda, 2010). É, ainda, membro do PEN Clube do Brasil e do Seminário de Literatura da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Biografia do Autor

Ana Maria Machado, Academia Brasileira de Letras

Premiada escritora da literatura infantil e juvenil brasileira
Imortal da Academia Brasileira de Letras

Everaldo Lima de Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas (FAFIPA) (1996) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2006). Atualmente cursa doutorado em Letras (Língua Portuguesa) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência em áreas da Linguística, da Língua Portuguesa, da Educação e da Literatura Infanto-Juvenil, atuando principalmente nos seguintes eixos: Linguística Textual, Estudos Discursivos e Ensino de Língua Portuguesa. É professor Adjunto II (licenciado) com regime de dedicação exclusiva (DE) do Departamento de Letras, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Márcia da Gama Silva Felipe, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorado em Língua Portuguesa (em curso / UERJ), Mestrado em Língua Portuguesa (UERJ / 2017). Especialização em Língua Portuguesa (Liceu Literário Português / 2006). Graduação e Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa/Literaturas (UERJ / 2002). Professora concursada - Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Atua nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Membro do grupo de pesquisa Semiótica, Leitura e Produção de textos (SELEPROT), da Asociación de Linguística y Filología de América Latina (ALFAL) e da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP).

Thales Sant'Ana Ferreira Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciado em Letras Português/Inglês/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente, é mestrando em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), desenvolvendo pesquisa sobre "Hespérides", do poeta Carvalho Júnior, sob a orientação do Prof. Dr. Roberto Acízelo Q. de Souza.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Machado, A. M., Araújo, E. L. de, Felipe, M. da G. S., & Mendes, T. S. F. (2019). Entre leitura, literatura infanto-juvenil e linguagens - uma conversa com Ana Maria Machado. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 15–26. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.43788