Sobre a Revista

A revista Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências, criada em janeiro de 2022, é um periódico do Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e destina-se à publicação de artigos científicos inéditos, resultados de pesquisas teóricas e empíricas, nas áreas de Educação em Ciências, Ensino das Ciências da Natureza, História e Filosofia da Ciência e áreas afins. Seu INSS eletrônico é 2764-7161.

A revista, de fluxo contínuo, possui três seções para submissão: Artigos, Entrevistas e Escritos Especiais. As orientações para submissão e avaliação de trabalhos das diferentes seções encontram-se em Diretrizes para autores.

A Impacto conta com um conselho editorial constituído por pesquisadores do Brasil e do exterior, tendo como público-alvo pesquisadores, alunos de pós-graduação e professores. Aceita colaborações em Português, Inglês e Espanhol.

Edição Atual

n. 3 (2024): Janeiro / Dezembro
Publicado: 2024-01-31

Editorial

  • Iniciando 2024...

    Maria da Conceição Barbosa Lima, Giselle Catarino, Laís Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/impacto.2024.81715

Artigos

  • "A derivada no campo de centeio": a disciplina de cálculo I no contexto das Ciências Agrárias

    Roberto Barreto de Moraes, Thiago Vasconcelos Melo, Ezequiel Redin
    DOI: https://doi.org/10.12957/impacto.2024.78963
  • Rebouças: o engenheiro negro do Império

    Rodrigo Fernandes Morais, Antonio Carlos Fontes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.12957/impacto.2024.81454
  • A produção de conhecimento sobre jogos no ensino de Ciências: um olhar para os periódicos da área

    Julia Maria Mota Lins Torres, Marta Maximo Pereira
    23
    DOI: https://doi.org/10.12957/impacto.2024.82019
  • Proposta de uma Sequência Didática da Atividade Laboratorial da Queda Livre de um Corpo para Estudantes do Ensino à Distância.

    Natália Machado, Paulo Simeão Carvalho, Frederico Alan de Oliveira Cruz
    DOI: https://doi.org/10.12957/impacto.2024.82254
  • Recursos Educacionais Abertos: uma revisão sistemática dos artigos no portal da Capes com um olhar especial para o Ensino de Ciências

    Amanda Araujo da Silva, Daniela Molisani, Maria Auxiliadora Delgado Machado
    DOI: https://doi.org/10.12957/impacto.2024.84463

Entrevista

  • Entrevista com Miquel Albert Soler

    Eder Pires de Camargo, Miquel Albert Soler
    DOI: https://doi.org/10.12957/impacto.2024.81780
  • Entrevista com Lucia Helena Sasseron

    Artur Batista Vilar
    DOI: https://doi.org/10.12957/impacto.2024.87208
  • Entrevista com Neus Sanmartí

    Sofia Hallais, Neus Sanmartí
    DOI: https://doi.org/10.12957/impacto.2024.87988

Escritos Especiais

  • Escrita Narrativa, contação de histórias e Educação Científica no conversatório com Professor Ângelo Machado

    Silvania Sousa do Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.12957/impacto.2024.81232
  • João Zanetic e Gaston Bachelard contribuições para o Ensino de Física

    Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima; Giselle Faur de Castro Catarino
    DOI: https://doi.org/10.12957/impacto.2024.85429
Ver Todas as Edições

Indexadores: