Avaliação do crescimento de crianças escolares [Assessing schoolchildren’s growth] [Evaluación del crecimiento de los niños em edad escolar]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.69117

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica, Serviços de Saúde Escolar, Antropometria, Criança, Desenvolvimento Infantil.

Resumo

Objetivo: avaliar o crescimento de crianças do ensino fundamental matriculadas em uma escola pública no município de Macaé, Rio de Janeiro. Método: estudo transversal de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 217 escolares com idades entre seis e 14 anos. A análise de dados foi feita pelo software RStudio® e o Teste de Exato de Fisher foi utilizado, considerando índice de confiança de 95%. Protocolo de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultado: no turno matutino, identificou-se que o segundo ano apresentou uma maior proporção de crianças com peso adequado para idade (90,48%). No turno vespertino, a maior proporção de crianças com IMC adequado para idade está no primeiro ano (83,33%). Na relação IMC/idade, identificou-se diferença estatística significativa entre os alunos do quinto ano manhã/tarde (p-valor=0,0278). Conclusão: os resultados apontam a necessidade de uma orientação/educação alimentar e em saúde para as crianças e suas famílias, a fim de obter um crescimento mais adequado para a idade.

ABSTRACT

Objective: to evaluate the growth of lower secondary school children at a public school in the town of Macaé, Rio de Janeiro. Method: in this quantitative, cross-sectional study of 217 schoolchildren between six and 14 years old, the data were analyzed using RStudio® software and Fisher’s Exact Test was used, to a 95% confidence level. The research protocol was approved by the research ethics committee. Result: in the morning shift, the second year was found to have the highest proportion (90.48%) of children with weight appropriate to their age. In the afternoon shift, the highest proportion of children with BMI appropriate to their age was found in the first year (83.33%). A statistically significant difference in the relationship BMI-to-age was found between morning and afternoon fifth-year students (p-value of 0.0278). Conclusion: the results point to the need for nutritional and health guidance and education for children and their families, in order to foster growth more appropriate to their age.

RESUMEN

Objetivo: evaluar el crecimiento de niños en edad escolar matriculados en una escuela pública de la ciudad de Macaé, Rio de Janeiro. Método: estudio transversal con enfoque cuantitativo. Participaron en la investigación un total de 217 niños con edades comprendidas entre seis y 14 años. El análisis de los datos se realizó mediante el software RStudio® y se utilizó la Prueba Exacta de Fisher, considerando un nivel de confianza del 95%. El protocolo de investigación fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación. Resultado: en el turno de la mañana se encontró que el segundo año tuvo mayor proporción de niños con peso adecuado para su edad (90,48%). En el turno de la tarde, la mayor proporción de niños con un IMC adecuado para su edad se encuentra en el primer año (83,33%). En la relación entre el IMC y la edad, se identificó una diferencia estadísticamente significativa entre los estudiantes de quinto año de la mañana/tarde (P-valor de 0,0278). Conclusión: los resultados apuntan hacia la necesidad de orientación/educación nutricional y en salud a niños y familias, para obtener un crecimiento más adecuado respecto a su edad.

Biografia do Autor

Letícia de Lima Sudré Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira graduada pelo Instituto de Enfermagem do Centro Multidisciplinar Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, RJ, Brasil.

Juliana Maria Rego Maciel Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunto do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, RJ, Brasil.

Carina Bulcão Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunto do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, RJ, Brasil.

Italo Rodolfo Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Centro Multidisciplinar da  Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, RJ, Brasil.

Giovana de Oliveira Monteiro Queiroz, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Discente do Curso de Mestrado da Escola de Enfermagem Anna Nery,  Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Thiago Privado da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do  Centro Multidisciplinar da  Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, RJ, Brasil.

Publicado

30.12.2022

Como Citar

Pereira, L. de L. S., Cardoso, J. M. R. M., Pinto, C. B., Silva, I. R., Queiroz, G. de O. M., & Silva, T. P. da. (2022). Avaliação do crescimento de crianças escolares [Assessing schoolchildren’s growth] [Evaluación del crecimiento de los niños em edad escolar]. Revista Enfermagem UERJ, 30(1), e69117. https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.69117

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa