Conhecimentos dos estudantes de pós-graduação em enfermagem sobre má conduta em pesquisa [Postgraduate nursing students’ knowledge of research misconduct] [Conocimiento de estudiantes de postgrado en enfermería sobre la mala conducta en la investigación]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.66591

Palavras-chave:

Educação, Ciência, Ética em Pesquisa, Má Conduta Científica, Estudantes de Enfermagem [Education, Science, Ethics, Research, Scientific Misconduct, Students, Nursing]

Resumo

Objetivo: analisar os conhecimentos dos estudantes de pós-graduação em enfermagem sobre má conduta em pesquisa. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, norteado pelos critérios do Standards for Reporting Qualitative Research: a synthesis of recommendations, realizada com 40 estudantes de mestrado e doutorado, de uma universidade pública situada no Sul do Brasil. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas semiestruturadas, em outubro de 2020, com a utilização de aplicativo síncrono, os quais foram submetidos à análise textual discursiva. O protocolo de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: emergiram duas categorias: Integridade científica versus má conduta: fatores determinantes e Tipos e definições de má conduta. Conclusão: Os pós-graduandos possuem conhecimento coeso relacionado à gravidade dos comportamentos inadequados nas pesquisas científicas, bem como as consequências nocivas advindas dessa conduta, contemplando um domínio abstrato quando relacionado às questões de moralidade e integridade e sua absoluta inversão.

ABSTRACT

Objective: to examine postgraduate nursing students’ knowledge of research misconduct. Method: this exploratory, qualitative, descriptive study, guided by the criteria of the Standards for Reporting Qualitative Research: a synthesis of recommendations, considered 40 master's and doctoral students at a public university in southern Brazil. Data were collected through semi-structured interviews, in October 2020, using a synchronous application, and treated by textual discourse analysis. The study was approved by the research ethics committee. Results: two categories emerged: “Scientific integrity versus misconduct: determining factors” and “Types and definitions of misconduct”. Conclusion: postgraduate students have cohesive knowledge of the severity of inappropriate behavior in scientific research and of the harmful consequences of such conduct, contemplating an abstract domain when related to questions of morality and integrity and their absolute inversion.

RESUMEN

Objetivo: analizar el conocimiento de los estudiantes de postgrado en enfermería sobre la mala conducta en investigación. Método: investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria, guiada por los criterios de los Standards for Reporting Qualitative Research: a synthesis of recommendations, realizada junto a 40 estudiantes de máster y doctorado de una universidad pública ubicada en el sur de Brasil. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas, en octubre de 2020, utilizando una aplicación síncrona, y después sometidos a análisis textual discursivo. El Comité de Ética en Investigación aprobó el protocolo de investigación. Resultados: surgieron dos categorías: Integridad científica versus mala conducta: factores determinantes y Tipos y definiciones de mala conducta. Conclusión: Los estudiantes de postgrado tienen conocimientos cohesionados con respecto a la gravedad de las conductas inadecuadas en la investigación científica, así como las consecuencias nocivas derivadas de esas conductas, contemplando un dominio abstracto cuando relacionado con cuestiones de moralidad e integridad y su inversión absoluta.

Biografia do Autor

Danubia Andressa da Silva Stigger, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Mestre. Aluna do curso de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul,  Brasil

Jamila Geri Tomaschewski-Barlem, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora. Professora. Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil

Klaus Nobre Stigger, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Aluno do curso de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil

Rosemary Silva da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora. Professora. Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil

Graziele de Lima Dalmolin, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora. Professora. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Edison Luiz Devos Barlem, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Doutor. Professor.  Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul,  Brasil

Publicado

30.12.2022

Como Citar

Stigger, D. A. da S., Tomaschewski-Barlem, J. G., Stigger, K. N., Silveira, R. S. da, Dalmolin, G. de L., & Barlem, E. L. D. (2022). Conhecimentos dos estudantes de pós-graduação em enfermagem sobre má conduta em pesquisa [Postgraduate nursing students’ knowledge of research misconduct] [Conocimiento de estudiantes de postgrado en enfermería sobre la mala conducta en la investigación]. Revista Enfermagem UERJ, 30(1), e66591. https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.66591

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa