Políticas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e universidades promotoras da saúde: reflexão teórica à luz da Teoria Transcultural [Policies for health-promoting universities and prevention of sexually transmitted infections: theoretical reflection in the light of Transcultural Theory] [Políticas de prevención de infecciones de transmisión sexual y universidades promotoras de la salud: una reflexión teórica a la luz de la Teoría Transcultural]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.64543

Palavras-chave:

Política de Saúde, Prevenção de Doenças, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Universidades.

Resumo

Objetivo: refletir sobre as políticas para a prevenção de IST, à luz da perspectiva teórica de Madeleine Leininger sobre o cuidado transcultural, com enfoquena população jovem universitária.  Conteúdo:  selecionadas 21 obras, entre artigos científicos, políticas e documentos oficiais em saúde no contexto (inter)nacional, discutidas em duas categorias: 1) Políticas públicas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e; 2) O papel da universidade nas ações de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na perspectiva da teoria transcultural de Madeleine Leininger. Conclusão: as políticas públicas de saúde relacionadas à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis têm enfoque na saúde sexual e reprodutiva de cada segmento social. Salientam-se as peculiaridades e potencialidades envolvidas no ambiente universitário, permeado pela vulnerabilidade dos comportamentos sexuais, numa perspectiva transcultural. O espaço da universidade deve ser inserido nas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, como as infecções sexualmente transmissíveis, sob o prisma do cuidado culturalmente congruente.

ABSTRACT

Objective: to think, in the light of Madeleine Leininger's transcultural care theory, about policies for the prevention of sexually transmitted infections, focusing on the young university student population. Content: 21 documents were selected, including scientific papers, policies, and official documents on health in the (inter)national context. These were discussed in two categories: 1) policies for the prevention of sexually transmitted infections and; 2) the university’s role in preventing sexually transmitted infections, as seen from the perspective of Madeleine Leininger's transcultural theory. Conclusion: policies for the prevention of sexually transmitted infections focus on sexual and reproductive health by social segment. The peculiarities and potentials of the university environment permeated by the vulnerability of sexual behaviors are highlighted from a transcultural perspective. The university space must be included, through the prism of culturally congruent care, in measures to promote health and prevent diseases, such as sexually transmitted infections.

RESUMEN

Objetivo: reflexionar sobre las políticas de prevención de infecciones de transmisión sexual, a la luz de la teoría transcultural de Madeleine Leininger, dirigidas a la población joven universitaria. Contenido: fueron seleccionados 21 trabajos, entre artículos científicos, políticas y documentos oficiales en salud en el contexto (inter)nacional, discutidos en dos categorías: 1) Políticas públicas para la prevención de infecciones de transmisión sexual y; 2) El papel de la universidad en las acciones de prevención de infecciones de transmisión sexual desde la perspectiva de la teoría transcultural de Madeleine Leininger. Conclusión: las políticas públicas de salud relacionadas con la prevención de infecciones de transmisión sexual se enfocan en la salud sexual y reproductiva de cada segmento social. Se resaltan las peculiaridades y potencialidades involucradas en el ambiente universitario, permeado por la vulnerabilidad de las conductas sexuales, desde una perspectiva transcultural. El espacio universitario debe estar insertado en las acciones de promoción de la salud y prevención de enfermedades, -como las infecciones de transmisión sexual-, bajo el prisma de una atención culturalmente congruente.

Biografia do Autor

Laércio Deleon de Melo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Thelma Spindola, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Associada. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Juliana de Lima Brandão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Cristina Arreguy-Sena, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta Aposentada. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Publicado

28.07.2022

Como Citar

Melo, L. D. de, Spindola, T., Brandão, J. de L., & Arreguy-Sena, C. (2022). Políticas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e universidades promotoras da saúde: reflexão teórica à luz da Teoria Transcultural [Policies for health-promoting universities and prevention of sexually transmitted infections: theoretical reflection in the light of Transcultural Theory] [Políticas de prevención de infecciones de transmisión sexual y universidades promotoras de la salud: una reflexión teórica a la luz de la Teoría Transcultural]. Revista Enfermagem UERJ, 30(1), e64543. https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.64543

Edição

Seção

Artigos de Reflexão Teórica