Isolamento social e solidão em estudantes de enfermagem no contexto da pandemia COVID-19 [Social isolation and loneliness in nursing students in the context of the COVID-19 pandemic] [Aislamiento social y soledad entre estudiantes de enfermería en el contexto de la pandemia COVID-19]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.63609

Palavras-chave:

Saúde Mental, Solidão, Isolamento Social, Estudantes de Enfermagem, COVID-19.

Resumo

Objetivo: identificar a ocorrência de isolamento social e solidão e sua relação com fatores sociodemográficos e de saúde em graduandos de enfermagem no contexto da pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal, descritivo e correlacional, desenvolvido com 147 estudantes de enfermagem que responderam um formulário eletrônico, contendo Questionário de caracterização, Escala de Solidão da Universidade de Califórnia e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse. Resultados: evidenciou-se a ocorrência de isolamento social percebido em 42,2% dos estudantes, e que, 8,8% dos estudantes apresentaram isolamento social conforme indicador rede de discussão, e 6,8% de acordo com o indicador de apoio social. Observou-se a solidão em 49,7% dos estudantes. Ambos foram associados com depressão, ansiedade e estresse, além de outras variáveis. Conclusão: identificou-se isolamento social e solidão e a relação destes com outras variáveis durante a pandemia de COVID-19, demandando intervenções por parte das instituições de ensino e dos formuladores de políticas de saúde.

ABSTRACT

Objective: to identify the occurrence of social isolation and loneliness and their relationship with sociodemographic and health factors in nursing undergraduates in the context of the COVID-19 pandemic. Method: in this cross-sectional, descriptive, correlational study, 147 nursing students answered an electronic form comprising a characterization questionnaire, the University of California Loneliness Scale and the Depression, Anxiety and Stress Scale. Results: perceived social isolation was found to occur in 42.2% of the students, and 8.8% experienced social isolation according to the discussion network indicator, and 6.8%, according to the social support indicator. Loneliness was observed in 49.7% of students. Both were associated with depression, anxiety and stress, and other variables. Conclusion: this study found isolation and loneliness and their relationship with other variables during the COVID-19 pandemic, requiring interventions by educational institutions and health policymakers.

RESUMEN

Objetivo: identificar cómo ocurre el aislamiento social y la soledad y su relación con factores sociodemográficos y de salud en estudiantes de enfermería en el contexto de la pandemia de COVID-19. Método: estudio transversal, descriptivo y correlacional, desarrollado junto a 147 estudiantes de enfermería que respondieron un formulario electrónico, que contenía un cuestionario de caracterización, la Escala de Soledad de la Universidad de California y la Escala de Depresión, Ansiedad y Estrés. Resultados: resaltó la incidencia de aislamiento social percibido en el 42,2% de los estudiantes, y que el 8,8% de los estudiantes presentó aislamiento social según el indicador de red de discusión, y el 6,8% según el indicador de apoyo social. La soledad se verificó en el 49,7% de los estudiantes. Ambos fueron asociados con depresión, ansiedad y estrés, además de otras variables. Conclusión: se identificaron el aislamiento social y la soledad y su relación con otras variables durante la pandemia de COVID-19, requiriendo intervenciones por parte de las instituciones de enseñanza y de los formuladores de políticas de salud.

Biografia do Autor

Romario Daniel Jantara, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Daiane Porto Gautério Abreu, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do curso de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Brasil.

Leni de Lima Santana, Instituto Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora. Professora. Instituto Federal do Paraná. Curitiba, Brasil.

Diéssica Roggia Piexak, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do curso de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Brasil.

Juliane Portella Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora. Professora do curso de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Brasil.

Jamila Geri Tomaschewski Barlem, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do curso de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Brasil. E

Publicado

12.04.2022

Como Citar

Jantara, R. D., Abreu, D. P. G., Santana, L. de L., Piexak, D. R., Ribeiro, J. P., & Barlem, J. G. T. (2022). Isolamento social e solidão em estudantes de enfermagem no contexto da pandemia COVID-19 [Social isolation and loneliness in nursing students in the context of the COVID-19 pandemic] [Aislamiento social y soledad entre estudiantes de enfermería en el contexto de la pandemia COVID-19]. Revista Enfermagem UERJ, 30(1), e63609. https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.63609

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa