Facilidades e dificuldades na construção da monografia: o que pensam os graduandos de enfermagem? [Facilities and difficulties in the construction of the monograph: what think the nursing graduates?]

Thelma Spindola, Alba Lúcia Castelo Branco, Vinícius Rodrigues Fernandes da Fonte, Karla Temistocles de Brito Dantas

Resumo


Estudo descritivo, qualitativo com o objetivo de conhecer os fatores que interferem na construção das monografias descritas pelos estudantes da graduação em enfermagem. Realizado na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com 22 estudantes, sendo 10 do 8o e 12 do 9o período acadêmico, mediante aplicação de uma entrevista semiestruturada após autorização do Comitê de Ética em Pesquisa. A análise temática dos resultados indica que existem fatores dificultadores e facilitadores no processo de construção da monografia. A carga horária do internato e a elaboração da monografia em grupo dificultam o processo, todavia o bom relacionamento com o orientador e a participação em atividades de iniciação científica e atividades de extensão facilitam a elaboração do trabalho científico. Pode-se concluir que a construção da monografia aproxima os estudantes de enfermagem da investigação científica.

 

ABSTRACT

A qualitative descriptive study, with the objective of knowing the factors that interfere in the construction of nursing student’s monograph. Held at the Nursing Faculty at the State University of Rio de Janeiro, with 22 students, being 10 of the 8th and 12 of 9th period, by applying a semi-structured interview after approval by the Committee of ethics in research. The thematic analysis of the results indicates that there are obstacles and facilitators in the process of construction of the monograph. The schedule of the internship and the monograph groups makes the process harder, however a good relationship with the supervisor and the participation in activities of Research and Extension facilitate the development of scientific work. We can conclude that the construction of the monograph brings together nursing students in scientific research.

 

RESUMEN

Estudio cualitativo descriptivo, con el objetivo de comprender los factores que influyen en la construcción de las monografías descritas por los estudiantes de pregrado en enfermería. Celebrado en la Facultad de Enfermería de La Universidad del Estado de Río de Janeiro - Brasil, con 22 estudiantes, mediante la aplicación de una entrevista semiestructurada después de la aprobación por el Comité de Ética en Investigación. El análisis temático de los resultados indica que hay obstáculos y facilitadores en el proceso de construcción de la monografía. La carga de trabajo de lo internado y la elaboración de la monografía en grupo dificultan el proceso, sin embargo, la buena relación con el supervisor y la participación em actividades de investigación y extensión facilitan el desarrollo del trabajo científico. Se puede concluir que la construcción de la monografía aproxima los estudiantes de enfermería de la investigación científica.


Palavras-chave


Educação superior; ensino; pesquisa; enfermagem [Higher education; teaching; research; nursing] [Educación superior; enseñanza; investigación; enfermería]

Texto completo:

PDF(Por) HTML(Eng)