Capacitação em rede social: avaliação e aplicabilidade na atenção à criança com doença crônica [Social network training: evaluation and applicability to care for children with chronic diseases] [Capacitación en redes sociales: evaluación y aplicabilidad en el cuidado de niños con enfermedad crónica]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.59177

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família, Rede Social, Apoio Social, Cuidado da criança, Doença Crônica.

Resumo

Objetivo: avaliar o impacto de uma oficina de capacitação sobre o uso do referencial metodológico de rede social junto a profissionais de saúde e identificar os limites e possibilidades para a aplicabilidade desse referencial no cuidado às crianças com condição e/ou doença crônica. Método: estudo qualitativo, com profissionais de equipes saúde da família que participaram de oficinas de capacitação em rede social. A coleta de dados transcorreu de outubro a novembro de 2017, sendo interpretado pela análise temática de conteúdo. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética. Resultados: o conhecimento acerca do referencial metodológico significou satisfação e uma novidade que auxilia a prática assistencial no atendimento de crianças, bem como aos usuários de outras faixas etárias. Conclusão: a apropriação do referencial de rede social se constitui em um desafio para o cuidado nas unidades de saúde da família. Ainda assim, os profissionais veem o referencial como uma possibilidade de otimizar cuidado às crianças com doenças crônicas.

ABSTRACT

Objective: to evaluate the impact on health professionals of a training workshop on the use of the social network methodological framework and to identify limits and possibilities for applying this framework in care for children with chronic conditions and/or diseases. Method: this qualitative study with professionals from family health teams, who participated in training workshops in social networking. Data were collected from October to November 2017, and interpreted using thematic content analysis. The study was approved by the research ethics committee. Results: knowledge about the methodological framework was a source of satisfaction and novelty that helped care for children, and for users of other age groups. Conclusion: command of the social network framework poses a challenge for care in family health units. Nonetheless, health personnel see this frame of reference as a possible means of optimizing care for children with chronic diseases.

RESUMEN

Objetivo: evaluar el impacto de un taller de capacitación sobre el uso del marco referencial metodológico de la red social junto a profesionales de la salud e identificar los límites y posibilidades de aplicabilidad de este marco en la atención de niños con afecciones y / o enfermedades crónicas. Método: estudio cualitativo con profesionales de equipos de salud de la familia que participaron en talleres de formación en red social. La recolección de datos tuvo lugar de octubre a noviembre de 2017, siendo interpretada por el análisis temático de contenidos. Estudio aprobado por el Comité de Ética. Resultados: el conocimiento sobre el marco referencial metodológico significó satisfacción y una novedad que ayuda a la práctica asistencial en el cuidado de los niños, así como a los usuarios de otros grupos de edad. Conclusión: la apropiación del marco de redes sociales constituye un reto para la atención en las unidades de salud familiar. Aun así, los profesionales ven el marco referencial como una posibilidad para optimizar la atención a niños con enfermedades crónicas.

Biografia do Autor

Maria Helena Nascimento Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Rayssa Nascimento Vasconcellos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFRJ) da Escola de Enfermagem Anna Nery/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Elenice Maria Cecchetti Vaz, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba. PB, Brasil.

Altamira Pereira da Silva Reichert, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba. PB, Brasil.

Maria Catarina Salvador da Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery/ Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Neusa Collet, Universidade Federal da Paraíba

 Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba. PB, Brasil

Publicado

25.10.2021

Como Citar

1.
Souza MHN, Vasconcellos RN, Vaz EMC, Reichert AP da S, Motta MCS da, Collet N. Capacitação em rede social: avaliação e aplicabilidade na atenção à criança com doença crônica [Social network training: evaluation and applicability to care for children with chronic diseases] [Capacitación en redes sociales: evaluación y aplicabilidad en el cuidado de niños con enfermedad crónica]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 25º de outubro de 2021 [citado 12º de outubro de 2024];29(1):e59177. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/59177

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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