Ações do núcleo ampliado de saúde da família no cuidado infantojuvenil com doença crônica [Actions of the expanded family health center in care for children and adolescents with chronic disease] [Acciones del núcleo ampliado de salud de la familia en la atención de niños y adolescentes con enfermedades crónicas]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.60335

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Doença Crônica, Equipe Multiprofissional.

Resumo

Objetivo: explicitar as ações de cuidado desenvolvidas pelos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica a crianças/adolescentes com doença crônica e suas famílias. Método: estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado com dez profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, de uma capital do nordeste, entre novembro-2016 e junho-2017. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e os dados foram interpretados à luz da análise temática indutiva. Resultados: evidenciou-se que a interconsulta, as visitas domiciliares, a educação em saúde e o projeto terapêutico singular contribuem para o cuidado em saúde. Contudo, ainda são ações frágeis e pontuais, comprometendo a resolutividade do atendimento. Conclusão: as ações realizadas por estes profissionais têm sido incipientes e indicam lacunas no cuidado que comprometem o acompanhamento longitudinal e contínuo a este público.

ABSTRACT

Objective: to describe the care provided by personnel of Expanded Family Health and Primary Care Centers for children and adolescents with chronic disease, and their families. Method: in this qualitative, exploratory-descriptive study with ten professionals of an Expanded Family Health and Primary Care Center in a state capital in northeast Brazil, semi-structured interviews were conducted between November 2016 and June 2017, and the resulting data were interpreted in the light of inductive thematic analysis. Results: consultations, home visits, health education and personalized therapeutic projects were found to contribute to health care. Nevertheless, these measures are still weak and ad hoc, which impairs the service’s effectiveness. Conclusion: the actions taken by these professionals were only incipient and highlighted gaps in care that undermined continuous, longitudinal monitoring of this public.

RESUMEN

Objetivo: explicar las acciones de atención puestas a cabo por los profesionales del Núcleo Ampliado de Salud de la Familia y Atención Primaria para niños/adolescentes con enfermedades crónicas y sus familias. Método: estudio cualitativo, exploratorio-descriptivo, realizado junto a diez profesionales del Núcleo Ampliado de Salud de la Familia y Atención Primaria, en una capital del noreste de Brasil, entre noviembre de 2016 y junio de 2017. Se utilizó la entrevista semiestructurada y los datos se interpretaron a la luz del análisis temático inductivo. Resultados: se notó que la interconsulta, las visitas domiciliarias, la educación en salud y el proyecto terapéutico singular contribuyen a la atención de la salud. Sin embargo, estas acciones siguen siendo frágiles y puntuales, comprometiendo la capacidad resolutiva de la atención. Conclusión: las acciones realizadas por estos profesionales han sido incipientes y muestran brechas en la atención que comprometen el seguimiento longitudinal y continuo de este público.

Biografia do Autor

Elisabeth Luisa Rodrigues Ramalho, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2017), pós graduação em UTI Pediátrica e Neonatal pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF) . Atualmente é enfermeira residente em saúde da criança e do adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cuja atuação é no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Tem experiência na área em Enfermagem Pediátrica, com duas linhas de pesquisa vinculada ao PIBIC, foi extensionista bolsista do PEPST, monitora da disciplina de Semiologia e Semiotécnica em enfermagem, apresenta o curso de PICC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente(GEPSCA).

Maria Elizabete de Amorim Siva, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, com Bacharelado e Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFPB. Doutoranda em Enfermagem pelo PPGEnf/UFPB. Especialização em andamento em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, CEFAPP, Brasil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPB desde julho de 2011.

Leiliane Teixeira Bento Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira; Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPB; Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pela Residência Multiprofissional Hospitalar em Saúde da Criança e do Adolescente - HULW/UFPB (2019); Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPB (2017); Bacharela e Licenciada pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente - GEPSCA.

Malueska Luacche Xavier Ferreira Sales, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Enfermagem pela Pós-Graduação em Enfermagem UFPB. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e Licenciatura em Enfermagem pela mesma instituição (2011), pós-graduação (latu sensu) em Terapia Intensiva pela Faculdade São Francisco da Paraíba/Especializa Saúde. Está como Professora Substituta da UFPB, na disciplina de Enfermagem nos cuidados ao paciente crítico. Enfermeira Assistencial na Clínica Médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley - UFPB (desde março 2017). Enfermeira Assistencial Hospital Universitário Onofre Lopes - UFRN na Unidade de Terapia Intensiva (de set 2015 à fev 2017). Enfermeira Plantonista do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena (Parnamirim/RN) no Pronto Socorro Adulto (2010-2012) e Centro Cirúrgico (2012-ago 2015). Atuou como Professora Substituta da Universidade Estadual da Paraíba, ministrando as disciplinas: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher. Foi docente em curso Técnico em Enfermagem da Escola de Enfermagem Nova Esperança das disciplinas: Enfermagem Pediátrica e Semiotécnica em Enfermagem. Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, Enfermagem em Saúde da Mulher, Semiotécnica em Enfermagem, Urgência e Emergência e Centro Cirúrgico atuando principalmente nos seguintes temas: extensão, educação infantil, oncologia, autocuidado e enfermagem.

Amanda Narciso Machado, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, com Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2013). Mestrado em Enfermagem, na linha de pesquisa: Políticas e Práticas do Cuidar em Enfermagem e Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGEnf/UFPB - 2018). Residência em Saúde da Criança pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira de Pernambuco - IMIP (2016). Pós-Graduada em Terapia Intensiva Neonatal (2016). Pós-graduanda em Qualidade e Segurança do paciente, pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional - CEFAPP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde da Criança e do Adolescente - GEPSCA/UFPB. Enfermeira da Atenção Básica de Saúde - Prefeitura Municipal de Serra Talhada (2019). Docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA (2020).

Neusa Collet, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (1986), Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1995) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor Associado III do Departamento de Enfermagem de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (GEPSCA). Membro da Red Internacional de Enfermería en Salud Infantil (RED-ENSI). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem pediátrica, criança hospitalizada, doença crônica na infância e adolescência.

Publicado

17.12.2021

Como Citar

1.
Ramalho ELR, Siva ME de A, Fernandes LTB, Sales MLXF, Machado AN, Collet N. Ações do núcleo ampliado de saúde da família no cuidado infantojuvenil com doença crônica [Actions of the expanded family health center in care for children and adolescents with chronic disease] [Acciones del núcleo ampliado de salud de la familia en la atención de niños y adolescentes con enfermedades crónicas]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 17º de dezembro de 2021 [citado 20º de setembro de 2024];29(1):e60335. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/60335

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)