Construção do significado de espiritualidade no processo de morte para a equipe de enfermagem oncológica [Constructing the meaning, to an oncological nursing team, of spirituality in the process of dying] [Construcción del significado de la espiritualidad en el proceso de muerte para el equipo de enfermería oncológica]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.57595

Palavras-chave:

Enfermagem, Oncologia, Assistência Terminal, Espiritualidade, Morte.

Resumo

Objetivo: construir o significado de espiritualidade para a equipe de enfermagem diante do processo de morte de pacientes oncológicos. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em um hospital oncológico, referência na prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer de Juiz de Fora, com a participação de 12 profissionais de enfermagem. O método se desenvolveu por entrevista estruturada na primeira etapa, e semiestruturada na terceira; entre elas, a segunda que se desenvolveu por leitura reflexiva sobre um texto com o tema da pesquisa. A análise foi de conteúdo temático. Resultados: o sentido da morte expressa descanso do corpo físico, um processo conflituoso e difícil de lidar; a espiritualidade confere sentido à vida; a integralidade da assistência abarca estratégias de cuidado associadas à espiritualidade.  Considerações finais: o significado de espiritualidade a evidencia como única, sentida, vivencial, contributiva para o bem-estar humano; reflete em conforto, melhor aceitação da morte e em estratégia terapêutica humanística.

ABSTRACT

Objective: to construct the meaning of spirituality to a nursing team faced with the process of cancer patients’ dying. Method: this exploratory, qualitative, descriptive study took place in a referral oncology hospital for the prevention, diagnosis, and treatment of cancer in Juiz de Fora with the participation of 12 nursing staff members. The method comprised a first stage of structured interviews, and a third of semi-structured interviews; between these, the second involved reflective reading of a text on the research theme. The data were subjected to thematic content analysis. Results: death means that the physical body rests, which is a conflictive process that is difficult to deal with; spirituality gives meaning to life; and comprehensive care includes care strategies associated with spirituality. Final Remarks: the meaning of spirituality shows it to be unique, felt, experiential, and contributing to human well-being; it reflects comfort, better acceptance of death, and humanistic therapeutic strategy.

RESUMEN

Objetivo: construir el significado de la espiritualidad para el equipo de enfermería ante el proceso de muerte de pacientes oncológicos. Método: estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio, realizado en un hospital de oncología, de referencia en la prevención, el diagnóstico y el tratamiento del cáncer, en Juiz de Fora. Participaron 12 profesionales de enfermería. El método se desarrolló mediante entrevista estructurada en la primera etapa y semiestructurada en la tercera. La segunda etapa se desarrolló mediante la lectura reflexiva de un texto del tema de la investigación. El análisis fue de contenido temático. Resultados: el sentido de la muerte expresa el reposo del cuerpo físico, un proceso conflictivo y difícil de afrontar; la espiritualidad da sentido a la vida; la atención integral incluye estrategias de cuidado asociadas a la espiritualidad. Consideraciones finales: el significado de la espiritualidad la pone en evidencia como única, sentida, vivencial, contribuyendo al bienestar humano; refleja comodidad, mejor aceptación de la muerte y estrategia terapéutica humanista.

Biografia do Autor

Thayenne Barrozo Mota Monteiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-graduada Lato Sensu em Enfermagem Oncológica Pediátrica e Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Experiência profissional na área de Enfermagem com ênfase em Atenção Primária e Secundária à Saúde, especialmente, em sala de vacinas, rastreamento do diagnóstico relacionado à Hanseníase, docência em Neuropsiquiatria em nível médio de ensino. Atualmente, componho o grupo de pesquisa Gerência em Saúde e Enfermagem (GESEnf) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Sou preceptora de estágio supervisionado na graduação de enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira do campus de Juiz de Fora, MG. E atuo também como enfermeira no Espaço Viver Bem da Unimed Juiz de Fora, MG.

Thaís Vasconselos Amorim, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Especialista em Cardiologia Aplicada à Enfermagem pelo Centro de Ensino e Pesquisas do Hospital Pró-Cardíaco (2008). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003). Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui experiência assistencial clínica e cirúrgica, na docência e em pesquisa com ênfase em Doenças Crônicas e Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Cirurgia Cardíaca, Saúde do Adulto e Idoso. Trabalhos desenvolvidos a partir da abordagem qualitativa em sua maioria ancorados na fenomenologia heideggeriana aplicada à Enfermagem e ao Cuidado à Saúde de pessoas portadoras de agravos crônicos e crônicos não-transmissíveis e; ao cuidado em saúde e em Enfermagem em face da dos aspectos de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação à saúde de pessoas portadoras de doenças cardiovasculares. Líder do grupo de pesquisa Enfermagem e o cuidado à saúde de pessoas, famílias e coletividades em todo o ciclo vital.

Adrize Rutz Porto, Universidade Federal de Pelotas

Docente na Faculdade e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência profissional na atenção básica, na gestão municipal e em hospital. Editora-chefe da Journal of Nursing and Health (JONAH). Líder do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem (NEPEn), atuando com os temas: gestão, gerenciamento, trabalho e equipe, em enfermagem e saúde e colaboradora do Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Atenção Domiciliar (GPMAD) no Hospital Escola, UFPel/EBSERH.

Fábio da Costa Carbogim, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeiro Graduado e Licenciado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Adjunto II do Departamento de Enfermagem Aplicada da Faculdade de Enfermagem da UFJF. Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UFJF. Especialização nos moldes de Residência em Enfermagem na Saúde do Adulto - HU/UFJF. Docente permanente e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Enfermagem UFJF. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançados em Enfermagem (GEPAE). Membro do Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica no Ensino Superior de Enfermagem e no Cuidado à Saúde do Adulto (PraPEC) da Escola de Enfermagem da USP. Membro do Grupo Coordenador da Red de Investigacíon en Educación en Enfermería (RIIEE). Experiência no cuidado, ensino e pesquisa em Enfermagem, atuando nos seguintes campos: Enfermagem na Saúde do Adulto, Educação e tecnologias de ensino, intervenção educativa e estudos metodológicos.

Márcia de Assunção Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Professora Titular da área de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem, da Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora Adjunta da Área de Enfermagem na Capes-MEC (2014-2018). Membro do Comitê da Área de Enfermagem no CNPq com vigência da gestão em 2018-2021. Tem experiência na área de administração acadêmica de cursos de pós-graduação stricto-sensu, tendo coordenado curso de mestrado acadêmico de oferta regular (2002-2004) e mestrado acadêmico interinstitucional (MINTER, 2005-2007); curso de doutorado de oferta regular (2004-2007); coordenação acadêmica do DINTER entre a UFRJ e a UEPA (2009-2012) e coordenadora acadêmica do DINTER entre a EEAN-UFRJ e o DE-UFES (2013-2016). Exerceu o cargo de coordenadora geral de pós-graduação e pesquisa da EEAN/UFRJ de 2008 a 2015. Coordena o convênio interinstitucional com a Universidad Autómoma del Estado de México (UAEM) Processo 23079.052720.2012/50 e com a Universidade Santo Toribio de Mogrovejo (USAT) ? Chiclayo (Peru), Processo: 23079.025262/2013-85. Vigência: de 2013 a 16/10/2018. . Professora Visitante Ilustre (Resolução 130-2014-USAT-R) e Assessora Internacional de Grupo de Pesquisa (Resolução 116-2014-USAT-R) na Universidad Católica Santo Toribio de Mogrovejo. Tem experiência no ensino de graduação, pós-graduação lato e stricto-sensu, ensino à distância em curso lato-sensu, com formação de recursos humanos na graduação, mestrado e doutorado, incluindo-se MINTER e DINTER. Integrou a equipe coordenadora do Projeto Pro-Ensino na Saúde, consórcio de seis Programas de Pós-Graduação da área da saúde da UFRJ, financiado pela Capes, como indução para formar mestres e doutores para o SUS. Consultora na área de monitoramento e avaliação de cursos de formação profissional junto ao Ministério da Saúde, no PROFAE. Consultoria em elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa qualitativa na área da saúde. Coordena projeto de extensão universitária na área de saúde do adolescente escolar, contribuindo para a inserção da enfermagem no ensino médio. Coordena Projetos de Pesquisa cujas equipes contam com docentes de instituições do Norte e Nordeste do país, contribuindo para a nucleação de grupos de pesquisa não consolidados. Membro do Conselho Editorial de revistas científicas e consultora ad hoc em análise de artigos para publicação de revistas brasileiras e estrangeiras. Consultora ad hoc da Capes, do CNPq, de Fundações Estaduais de Pesquisa e outras instituições. Membro da comissão de avaliação de Programas de Pós-Graduação da Área de Enfermagem da Capes (Gestão 2007-2011) e da comissão Assessora e de Avaliação (Gestão 2011-2014). Membro da Rede Internacional de Pesquisa em Representações Sociais em Saúde (RIPRES), a qual congrega pesquisadores de oito países da América do Sul e Norte e Europa (site http://www.cicts.uevora.pt/RIPRES). Atua no ensino e pesquisa de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental, principalmente nos seguintes temas: cuidado de enfermagem, teorias de enfermagem, tecnologias de cuidado, corpo/gênero, envelhecimento, saúde integrativa e representação social. Pesquisadora 1C do CNPq.

Maira Buss Thofehrn, Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação-Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1984) e Graduação-Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1984). Especialização em Assistência de Enfermagem a Pacientes em Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Estágio Pós Doutoral na Universidade de Múrcia, na Espanha (2012). De 1991 a 2017 atuei como docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, na graduação e desde 2008 também na pós-graduação. A partir de 2017 passei a professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Em março de 2018 iniciei como professora visitante no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tenho experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Teoria dos Vínculos Profissionais, temática construída no Curso de Doutorado, ainda, estudo os seguintes temas: relações interpessoais, grupo e equipe de enfermagem; equipe multiprofissional; equipe interdisciplinar; gerenciamento em enfermagem; processo de trabalho; subjetividade no trabalho; espiritualidade na enfermagem e na saúde; docência e ensino na enfermagem. Participo do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem.

Publicado

15.12.2021

Como Citar

Monteiro, T. B. M., Amorim, T. V., Porto, A. R., Carbogim, F. da C., Ferreira, M. de A., & Thofehrn, M. B. (2021). Construção do significado de espiritualidade no processo de morte para a equipe de enfermagem oncológica [Constructing the meaning, to an oncological nursing team, of spirituality in the process of dying] [Construcción del significado de la espiritualidad en el proceso de muerte para el equipo de enfermería oncológica]. Revista Enfermagem UERJ, 29(1), e57595. https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.57595

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa