Impacto da presencialidade do avaliador em simulação clínica de suporte avançado de vida: ensaio clínico randomizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2025.85488

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Parada Cardíaca, Suporte Vital Cardíaco Avançado, Treinamento por Simulação, Simulação de Paciente

Resumo

Objetivo: analisar o efeito das presencialidades direta e indireta do avaliador nas habilidades de estudantes de enfermagem em um cenário clínico simulado sobre suporte avançado de vida. Método: ensaio clínico randomizado, com 68 estudantes brasileiros, sendo 35 do grupo experimental e 33 do controle. O grupo experimental acessou cenário clínico simulado sem a presença visível do avaliador, enquanto grupo controle contou com a presença visível do avaliador. Análises realizadas por meio de teste t-Student, ANOVA, Mann-Whitney e Shapiro-Wilk. Protocolo de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética. Resultados: a média de acertos no grupo experimental foi de 4,63(±1,61) e, no grupo controle, de 4,37(±1,31), não havendo diferença estatística significativa (p =0,477). Houve melhora nas médias do conhecimento teórico (<0,001). Conclusão: a presença direta ou indireta do avaliador não interferiu no desempenho dos estudantes de enfermagem, no que tange às habilidades práticas desenvolvidas, com aquisição de conhecimento teórico entre o pré-teste, o pós-teste imediato e o pós-teste tardio.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Schlinz e Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG, Brasil.

Ana Carolina Carraro Tony, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG, Brasil.

Yule Caroline Nunes da Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG, Brasil.

André Luiz Silva Alvim, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeiro. Professor Doutor da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG, Brasil.

Luciane Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira. Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG, Brasil.

Ricardo Bezerra Cavalcante, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeiro. Professor Doutor da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG, Brasil.

Angélica da Conceição Oliveira Coelho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira. Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG, Brasil.

Fábio da Costa Carbogim, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeiro. Professor Doutor da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG, Brasil.

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Publicado

16.07.2025

Como Citar

1.
Silva MPS e, Tony ACC, Costa YCN da, Alvim ALS, Ribeiro L, Cavalcante RB, et al. Impacto da presencialidade do avaliador em simulação clínica de suporte avançado de vida: ensaio clínico randomizado. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 16º de julho de 2025 [citado 25º de julho de 2025];33(1):e85488. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/85488

Edição

Seção

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