Impacto da presencialidade do avaliador em simulação clínica de suporte avançado de vida: ensaio clínico randomizado
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2025.85488Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Parada Cardíaca, Suporte Vital Cardíaco Avançado, Treinamento por Simulação, Simulação de PacienteResumo
Objetivo: analisar o efeito das presencialidades direta e indireta do avaliador nas habilidades de estudantes de enfermagem em um cenário clínico simulado sobre suporte avançado de vida. Método: ensaio clínico randomizado, com 68 estudantes brasileiros, sendo 35 do grupo experimental e 33 do controle. O grupo experimental acessou cenário clínico simulado sem a presença visível do avaliador, enquanto grupo controle contou com a presença visível do avaliador. Análises realizadas por meio de teste t-Student, ANOVA, Mann-Whitney e Shapiro-Wilk. Protocolo de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética. Resultados: a média de acertos no grupo experimental foi de 4,63(±1,61) e, no grupo controle, de 4,37(±1,31), não havendo diferença estatística significativa (p =0,477). Houve melhora nas médias do conhecimento teórico (<0,001). Conclusão: a presença direta ou indireta do avaliador não interferiu no desempenho dos estudantes de enfermagem, no que tange às habilidades práticas desenvolvidas, com aquisição de conhecimento teórico entre o pré-teste, o pós-teste imediato e o pós-teste tardio.
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