Dificuldades e Facilidades do processo educativo desenvolvido por enfermeiros às pessoas com estomias [What nurses find difficult and helpful when educating people with ostomies] [Dificultades y facilidades del proceso educativo desarrollado por enfermeras para personas con estomas]

Vanessa Cristina Maurício, Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Carlos Eduardo Maurício, Carolina Cabral Pereira da Costa, Marcia de Souza Silva, Anna Beatryz Marques Roque

Resumo


Objetivo: descrever e analisar as dificuldades e facilidades percebidas por enfermeiros para implementação do processo educativo dirigido às pessoas com estomia. Método: estudo qualitativo e exploratório, apoiada no materialismo histórico e no método dialético. A coleta ocorreu em um Centro de Reabilitação no Rio de Janeiro, com seis enfermeiros, por meio da triangulação de métodos (observação participante, entrevista e análise de registros de enfermagem), entre dezembro de 2014 e março de 2015. Resultados: os fatores dificultadores do processo educativo foram: estrutura física inadequada, escassez de recursos financeiro e humano. Além disso, apreendeu-se déficit na formação e qualificação dos enfermeiros. Os fatores facilitadores incluíram: fornecimento de equipamentos e adjuvantes para as pessoas com estomia e criação de grupos de apoio para esta clientela. Conclusão: concluiu-se que existem contradições e discrepâncias na execução do processo educativo relacionadas à organização laboral, à formação e aos aspectos legais.

ABSTRACT

Objective: to describe and analyze what nurses perceive to be difficult and simple to implement in the process of educating people with ostomies Method: this qualitative, exploratory study was supported by historical materialism and the dialectical method. Data were collected from six nurses at a Rehabilitation Center in Rio de Janeiro, using a triangulation of methods (participant observation, interview, and analysis of nursing records), between December 2014 and March 2015. Results: the factors that hampered the educational process were inappropriate physical structure, and scarcity of financial and human resources. There was also found to be a deficit in the nurses’ training and qualification. Enabling factors included: provision of equipment and adjuvants for people with ostomies, and creation of support groups for this clientele. Conclusion: it was concluded that execution of the educational process suffers from contradictions and discrepancies relating to work organization, training, and legal aspects.

RESUMEN

Objetivo: describir y analizar lo que las enfermeras perciben como difícil y simple de implementar en el proceso de educación de las personas con ostomías Método: este estudio cualitativo, exploratorio, se sustenta en el materialismo histórico y el método dialéctico. Se recolectaron datos de seis enfermeras en un Centro de Rehabilitación de Río de Janeiro, mediante una triangulación de métodos (observación participante, entrevista y análisis de registros de enfermería), entre diciembre de 2014 y marzo de 2015. Resultados: los factores que obstaculizaron el proceso educativo fueron estructura física inadecuada y escasez de recursos financieros y humanos. También se constató un déficit en la formación y calificación de las enfermeras. Los factores habilitantes incluyeron: provisión de equipo y adyuvantes para personas con ostomías y creación de grupos de apoyo para esta clientela. Conclusión: se concluyó que la ejecución del proceso educativo adolece de contradicciones y discrepancias relacionadas con la organización del trabajo, la formación y los aspectos legales.


Palavras-chave


Enfermagem; Estomas Cirúrgicos. Reabilitação; Educação em Saúde.

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DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.46131