Egressos de enfermagem e suas concepções sobre o mundo do trabalho [Nursing graduates and theirs notions of the world of work] [Egresados de enfermería y sus concepciones sobre el mundo del trabajo]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.46123Palavras-chave:
Trabalho, Ambiente de Trabalho, Educação em Enfermagem.Resumo
Objetivo: identificar e analisar os aspectos facilitadores e limitadores dos graduandos de enfermagem em sua inserção profissional. Método: estudo qualitativo e descritivo, desenvolvido em duas universidades federais do Rio de Janeiro. Os participantes foram 43 egressos dessas universidades, no qual foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados ocorreu pela análise lexical com auxílio do software Iramuteq. Resultados: constatou-se que, na Universidade A, os fatores facilitadores para a execução do trabalho foram autonomia, relacionamento interpessoal e equipe de trabalho. Os limitadores caracterizam-se como sobrecarga de trabalho, escassez de recursos humanos e de materiais, qualificação profissional e baixo reconhecimento. Na Universidade B, os fatores facilitadores foram condições laborais, trabalho em equipe e autonomia. Já os limitadores foram sobrecarga de trabalho, déficit de recursos humanos e de materiais e relacionamento interpessoal. Conclusão: ressalta-se que os fatores dificultadores suplantaram os facilitadores e são necessárias intervenções e reformulações não apenas no ambiente de trabalho, mas também no campo da formação.
ABSTRACT
Objective: to identify and examine the conditions facilitating and limiting nursing students’ integration into work. Method: in this qualitative and descriptive study conducted at two federal universities in Rio de Janeiro, forty-three graduates from these institutions were our focal group, to whom a semi-structured interview script was applied. The data collected were subjected to lexical analysis, assisted by Iramuteq software. Results: at University A, the factors facilitating nursing work were: autonomy, interpersonal relations and the nursing team. Limiting aspects were: overwork, shortage of human and material resources, professional qualification and lack of recognition. At University B, the facilitating factors were: working conditions, teamwork and autonomy. Limiting conditions were: shortage of human and material resources and interpersonal relations. Conclusion: limiting aspects far outweighed those facilitating nursing work, and interventions and reformulations are necessary not only in the workplace, but also in the field of training.
RESUMEN
Objetivo: identificar y analizar los aspectos facilitadores y limitantes de los estudiantes de enfermería en lo relativo a su inserción profesional. Método: estudio cualitativo y descriptivo, desarrollado en dos universidades federales de Río de Janeiro. Los participantes fueron 43 egresados de estas universidades, en los que se aplicó un guion de entrevista semiestructurada. El tratamiento de datos se realizó mediante análisis léxico con la ayuda del software Iramuteq. Resultados: se verificó que, en la Universidad A, los factores facilitadores para la realización del trabajo fueron: autonomía, relaciones interpersonales y equipo de trabajo. Los limitadores se caracterizan por: sobrecarga de trabajo, escasez de recursos humanos y de materiales, calificación profesional y poco reconocimiento. En la Universidad B, los factores facilitadores fueron: condiciones de trabajo, trabajo en equipo y autonomía. Los limitadores fueron: sobrecarga de trabajo, escasez de recursos humanos y de materiales, y relaciones interpersonales. Conclusión: cabe señalar que los factores dificultadores sobrepasaron los facilitadores e intervenciones y reformulaciones son necesarias, no solo en el ámbito laboral, sino también en el campo de la formación.
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