O exercício de advocacy no âmbito da enfermagem: uma análise filosófica gadameriana [Advocacy in nursing: a gadamerian philosophical analysiss] [El ejercicio del advocacy en enfermería: un análisis filosófico gadameriano]

Daniel Pinho Mendes, Edison Luiz Devos Barlem, Jamila Geri Tomaschewisk-Barlem, Janaína Sena Castanheira, Graziele de Lima Dalmolin, Clarice de Oliveira Teixeira

Resumo


Objetivo: conhecer as percepções de enfermeiros acerca do exercício de advocacy sob perspectiva filosófica gadameriana. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, com base no referencial teórico da Hermenêutica Filosófica. Participaram treze enfermeiros de duas unidades de internação de um hospital de ensino na região sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre abril a junho de 2019, com utilização da técnica de entrevista semiestruturada e tratados por análise textual discursiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: da análise dos depoimentos emergiram duas categorias: formação ética e o exercício de advocacy por enfermeiros: fragilidades ou fortalezas? e situações de conflitos emergentes do exercício de advocacy. Conclusão: a formação profissional e a experiência prática constituem a base para o exercício de advocacy em enfermagem, fortalecendo-se com a consolidação de conhecimento e o tempo de atuação profissional.

ABSTRACT

Objective: to know nurses' perceptions about the practice of advocacy from a Gadamerian philosophical perspective. Method: descriptive study with qualitative approach, based on the Philosophical Hermeneutics’ theoretical framework. Thirteen nurses from two inpatient units at a teaching hospital in southern Brazil participated. Data collection took place between April and June 2019, using the semi-structured interview technique and treated by discursive textual analysis. Conclusion: vocational training and practical experience are the basis for the practice of advocacy in nursing, strengthening with the consolidation of knowledge and the time of professional practice.

RESUMEN

Objetivo: conocer las percepciones de las enfermeras sobre la práctica del advocacy desde una perspectiva filosófica gadameriana. Método: estudio descriptivo con enfoque cualitativo, basado en el marco teórico de la hermenéutica filosófica. Participaron trece enfermeras de dos unidades de hospitalización de un hospital universitario en el sur de Brasil. La recopilación de datos tuvo lugar entre abril y junio de 2019, utilizando la técnica de entrevista semiestructurada y tratada mediante análisis textual discursiva. Resultados: del análisis de los datos surgieron dos categorías: la formación ética y la práctica de la defensa de las enfermeras: ¿debilidades o fortalezas? y situaciones de conflicto que surgen de la práctica del derecho. Conclusión: la formación profesional y la experiencia práctica son la base para la práctica del advocacy en enfermería, fortaleciéndose con la consolidación del conocimiento y el tiempo de la práctica profesional.


Palavras-chave


Advocacia em saúde; Defesa do paciente; Ética em enfermagem; Enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.43570