A presença do genitor no pré-natal: um estudo de representações sociais com gestantes [Fathers’ presence in prenatal care: study of social representations among pregnant women] [La presencia del progenitor en el prenatal: un estudio de representaciones sociales con embarazadas]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.43407

Palavras-chave:

Enfermagem, Obstetrícia, Gestantes, Cuidado Pré-Natal, Relações Pai-Filho

Resumo

Objetivo: analisar as representações sociais da presença do genitor no pré-natal para as mulheres gestantes. Método: estudo descritivo e qualitativo, fundamentado na Teoria da Representações Sociais. Contribuíram com o estudo 28 gestantes que realizavam as consultas do pré-natal e responderam a um roteiro de entrevista em profundidade contendo três questões abertas, cujas respostas foram submetidas à Análise de Conteúdo Lexical, possibilitada pelo software IRAMUTEQ. Resultados: a análise aponta a palavra ‘não” como a mais latente no sistema cognitivo das gestantes, sendo percebida a alta frequência no Dendograma de Classes, presença no eixo de intersecção entre as ordenadas e abscissas no Mapa Fatorial de Correspondência, além de ser central e fazer as maiores forças de conexidade com as demais palavras na árvore máxima de similitude. Conclusão: as representações sociais das gestantes sobre a presença do genitor durante as consultas de pré-natal foram elaboradas a partir da negação, evidenciadas nos discursos do grupo no termo “não”.

ABSTRACT

Objective: to examine social representations held by pregnant women of the fathers’ presence in prenatal care. Method: this qualitative, descriptive study, based on Social Representations Theory, involved 28 pregnant women undergoing prenatal consultations, who answered an in-depth, scripted interview containing three open questions. Their responses were analyzed using Lexical Content Analysis, made possible by IRAMUTEQ software. Results: the analysis pointed to the word “no” as the most latent in the pregnant women’s cognitive system: it was found at high frequency in the Dendrogram of Classes, was present at the axis of intersection between ordinates and abscissas on the Factorial Correspondence Map, besides being central and showing strongest connectedness with the other words in the similarity tree. Conclusion: the pregnant women’s social representations of the fathers’ presence at prenatal appointments were elaborated on the basis of denial, evidenced in the group’s discourse in the term “no”.

RESUMEN

Objetivo: analizar las representaciones sociales que tienen las mujeres embarazadas sobre la presencia del padre en la atención prenatal. Método: este estudio cualitativo, descriptivo, basado en la Teoría de las Representaciones Sociales, involucró a 28 gestantes en consulta prenatal, quienes respondieron una entrevista en profundidad y guionizada que contenía tres preguntas abiertas. Sus respuestas se analizaron mediante el análisis de contenido léxico, posible gracias al software IRAMUTEQ. Resultados: el análisis apuntó a la palabra “no” como la más latente en el sistema cognitivo de la gestante: se encontró con alta frecuencia en el Dendrograma de Clases, estuvo presente en el eje de intersección entre ordenadas y abscisas en el Mapa de Correspondencia Factorial , además de ser central y mostrar una conexión más fuerte con las otras palabras en el árbol de similitudes. Conclusión: las representaciones sociales de las mujeres embarazadas sobre la presencia de los padres en las citas prenatales se elaboraron sobre la base de la negación, evidenciada en el discurso del grupo en el término "no".

Biografia do Autor

Pablo Luiz Santos Couto, Centro de Ensino Superior de Guanambi

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem na Linha de Gênero, Mulher e Saúde

Antônio Marcos Tosoli Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Alba Benemérita Alves Vilela, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Plena. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Samantha Souza da Costa Pereira, Centro de Ensino Superior de Guanambi

Professora Auxiliar. Centro de Ensino Superior de Guanambi

Luiz Carlos Moraes França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem.

Virgírnia Paiva Figueiredo Nogueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

06.08.2020

Como Citar

Couto, P. L. S., Gomes, A. M. T., Vilela, A. B. A., Pereira, S. S. da C., França, L. C. M., & Nogueira, V. P. F. (2020). A presença do genitor no pré-natal: um estudo de representações sociais com gestantes [Fathers’ presence in prenatal care: study of social representations among pregnant women] [La presencia del progenitor en el prenatal: un estudio de representaciones sociales con embarazadas]. Revista Enfermagem UERJ, 28, e43407. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.43407

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa