Cuidados a criança em terapia nutricional enteral: conhecimento teórico e prático de técnicos de enfermagem [Child care in enteral nutrition therapy: nursing technicians’ theoretical and practical knowledge] [Cuidados al niño en terapia nutricional enteral: conocimiento teórico y práctico de técnicos de enfermería]

Larissa karoline Dias da silva Cassemiro, Armando dos Santos Trettene, Gesiane Cristina Bom, Priscila Capelato Prado, Stefanny Maria Santana de Campos, Regina Aparecida Garcia de Lima

Resumo


Objetivo: avaliar e correlacionar o conhecimento teórico e prático dos técnicos de enfermagem sobre assistência de enfermagem à criança em terapia nutricional enteral. Método: estudo analítico, comparativo, realizado com 21 técnicos de enfermagem de um hospital terciário, especializado no atendimento de pacientes com anomalias craniofaciais, realizado entre janeiro e abril de 2015. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevista estruturada, guiada por um instrumento elaborado pelos pesquisadores, e observação direta. Considerou-se como conhecimento satisfatório >70%. Para a análise estatística utilizou-se a Correlação de Pearson com nível de significância de 5%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: o acerto teórico foi de 74% enquanto o prático foi de 71%. Verificou-se que quanto maior o conhecimento teórico, maior foi o prático (p<0,001). Conclusão: em geral, os técnicos de enfermagem apresentaram conhecimento satisfatório, tanto prático, quanto teórico, referente à assistência de enfermagem a crianças em terapia nutricional enteral.

ABSTRACT

Objective: to evaluate and correlate nursing technicians’ theoretical and practical knowledge of nursing care for children in enteral nutritional therapy. Method: this analytical, comparative study, conducted between January and April 2015, involved 21 nursing technicians at a tertiary hospital specializing in care for patients with craniofacial anomalies. Data were collected using structured interview guided by an instrument developed by the researchers, and direct observation. A knowledge score of >70% was considered to be satisfactory. Statistical analysis was performed by Pearson correlation to a 5% level of significance. The study was approved by the research ethics committee. Results: theoretical accuracy scored 74%, and practical, 71%. The greater the theoretical knowledge, the greater the practical knowledge (p<0.001). Conclusion: the nursing technicians generally displayed satisfactory practical and theoretical knowledge of nursing care for children in enteral nutritional therapy.

RESUMEN

Objetivo: evaluar y correlacionar los conocimientos teóricos y prácticos de los técnicos de enfermería sobre el cuidado de enfermería para niños en terapia nutricional enteral. Método: estudio analítico comparativo, realizado junto a 21 técnicos de enfermería de un hospital terciario, especializado en la atención de pacientes con anomalías craneofaciales, realizado entre enero y abril de 2015. Para la recolección de los datos se utilizó la entrevista estructurada guiada por un instrumento desarrollado por los investigadores y la observación directa. Se consideró como conocimiento satisfactorio > 70%. Para el análisis estadístico se utilizó la Correlación de Pearson con un nivel de significación del 5%. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación. Resultados: El porcentaje de precisión teórica fue del 74%, mientras que el práctico fue del 71%. A mayor conocimiento teórico, mayor conocimiento práctico (p<0.001). Conclusión: en general, los técnicos de enfermería presentaron conocimientos satisfactorios, tanto prácticos como teóricos, sobre el cuidado de enfermería para niños en terapia nutricional enteral.


Texto completo:

PDF(POR) PDF(ENG) (English)


DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.40917

Direitos autorais 2019 Larissa karoline Dias da silva Cassemiro, Armando dos Santos Trettene, Gesiane Cristina Bom, Priscila Capelato Prado, Stefanny Maria Santana de Campos, Regina Aparecida Garcia de Lima

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.