Estresse – realidade vivenciada por enfermeiros atuantes em um Centro de Terapia Intensiva [Stress – realities experienced by nurses working in an Intensive Care Unit] [Estrés - realidad vivida por enfermeros que trabajan en una Unidad de Terapia Intensiva]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.17523Palavras-chave:
unidades de terapia intensiva, enfermagem, estresse fisiológico, estresse psicológicoResumo
Objetivo: investigar o nível de estresse em enfermeiros de um centro de terapia intensiva. Método: estudo descritivo de abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 26 enfermeiros, com projeto aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa por meio do protocolo E-016/10. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: Inventário de Estresse em Enfermeiros e o questionário sociodemográfico. Para a análise estatística foi utilizado o teste t-student, correlação de pearson e a análise de variância, com nível de significância de 5%. Resultados: observou-se significância entre o maior tempo de atuação na área e maior nível de estresse. Conclusão: o estudo concluiu que o tempo de formação inferior a dez anos com a carreira ainda em ascensão, atrelado a um contexto que possibilita desafios estressantes, pode ter favorecido mecanismos de enfrentamento facilitadores compensatórios, com graus menores de impacto sobre o organismo.
ABSTRACT
Objective: to investigate the level of stress in nurses of an intensive care unit (ICU). Method: quantitative, descriptive study of a sample of 26 nurses in the ICU of a public hospital. The project was approved by the research ethics committee (Protocol E-016/10). Data were collected through two instruments: the Nursing Stress Inventory and a sociodemographic questionnaire. Statistical analysis included Student’s t-test, Pearson’s correlation and Variance Analysis, to a 5% significance level. Results: a significant association was observed between longer time working in the area and higher stress levels. Conclusion: the training time of less than ten years with a career that is still on the rise, linked to a context that allows stressful challenges, may have favored facilitatory and compensatory coping mechanisms with lower degrees of impact on the organism.
RESUMEN
Objetivo: investigar el nivel de estrés en enfermeros de un Centro de Terapia Intensiva (CTI). Método: estudio descriptivo de enfoque cuantitativo, cuya muestra fue compuesta por 26 enfermeros, siendo su proyecto aprobado en el Comité de Ética en Investigación por medio del protocolo E-016/10. Se recolectaron los datos por medio de dos instrumentos: Inventario de Estrés en Enfermeros y el Cuestionario Sociodemográfico. Para el análisis estadístico, se utilizó el Test T-Student, Correlación de Pearson y el Análisis de Varianza, con un nivel de significancia del 5%. Resultados: se observó significancia entre el mayor tiempo de actuación en el área y mayor nivel de estrés. Conclusión: el estudio concluyó que el tiempo de formación inferior a diez años con la carrera aún en ascenso, junto con un contexto que posibilita desafíos estresantes, pueden haber favorecido mecanismos de enfrentamiento facilitadores compensatorios, con grados más pequeños de impacto sobre el organismo.
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