Avaliar para melhorar: perspectiva de discentes na avaliação do curso de extensão sobre estomias [To assess to improve: students’ point of view on the assessment of the extension course on stomas]

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Natália de Souza Santos, Lucia Helena Garcia Penna, Carlos Eduardo Peres Sampaio, Carolina Viegas de Mello, Gabriela Fontes Pessanha Leite, Vanessa Cristina Maurício

Resumo


Estudo quantitativo, exploratório e descritivo, cujo objetivo foi identificar os níveis de satisfação e insatisfação dos discentes do curso de extensão intitulado A pessoa ostomizada e sua problemática biopsicossocial. Este curso foi realizado no ano 2010, na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, objetivando capacitar graduandos e profissionais de enfermagem para o cuidado ao cliente com estomias urinárias e intestinais. Os sujeitos foram 64 alunos matriculados no referido curso. Os dados foram coletados através de questionários. Os resultados evidenciaram que em todos os critérios relacionados com o planejamento do curso, com o corpo docente e com a coordenação, a maioria dos discentes os classificou como muito satisfeitos (64,76%, 63,89%, 73,70%, respectivamente). Conclui-se que o curso transcorreu com nível de satisfação significativamente alto, e que a educação permanente é fundamental para o enfermeiro expandir e atualizar seus conhecimentos, oferecendo um cuidado de qualidade.

ABSTRACT: This is a quantitative, exploratory and descriptive study aimed at assessing levels of satisfaction and dissatisfaction among students of the extension course The ostomized person and his/her psychosocial issues. Held in 2010 at the Nursing School of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brazil, the course aimed at training undergraduates and nursing professionals to take care of clients with urinary and intestinal stomas. The subjects were 64 (sixty-four) students registered at that course. Data were collected through questionnaires. Results showed that all criteria related to course planning, to the faculty, and to the course coordination were classified by most of the students as highly satisfactory (64.76%, 63.89%, 73.70%, respectively). Conclusions show that the course had a significantly high level of satisfaction, and that permanent education is critical to enabling the nurse to expand and update his/her knowledge, thus offering high-quality care.

RESUMEN: Estudio cuantitativo, exploratorio y descriptivo, con el objetivo de identificar los niveles de satisfacción e insatisfacción de estudiantes del curso de extensión titulado: La persona ostomizada y sus problemas biopsicosociales. Este curso se realizó en 2010, en la Facultad de Enfermería de la Universidad Estatal de Río de Janeiro-Brasil, proponiendo capacitar pregraduandos y profesionales de enfermería para la atención al cliente con estomas urinarios e intestinales. Los sujetos fueron 64 estudiantes matriculados en ese curso. Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios. Los resultados mostraron que en todos los criterios relativos con la planificación del curso, con los profesores y con la coordinación, la mayoría de los estudiantes se evaluó como muy satisfechos (64,76%, 63,89%, 73,70%, respectivamente). Se concluye que el curso transcurrió con un nivel muy alto de satisfacción, y que la educación permanente es fundamental para el enfermero ampliar y actualizar sus conocimientos, ofreciendo atención de calidad.

Palavras-chave


Educação em enfermagem; estomas cirúrgicos; avaliação educacional; aprendizagem [Nursing education; surgical stomas; educational assessment; learning] [Educación en enfermería, estomas quirúrgicos, evaluación educacional, aprendizaje]

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