Anemia ferropriva e o uso do sulfato ferroso: facilidades e dificuldades na prevenção [Iron-deficiency anemia and use of ferrous sulfate: prevention facilitators and difficulties] [Anemia ferropénica y el uso del sulfato ferroso: facilidades y dificultades en la prevención]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.37232

Palavras-chave:

criança, anemia ferropriva, prevenção, sulfato ferroso.

Resumo

Objetivo: Apreender os saberes de mães/cuidadores com relação à anemia ferropriva e o uso preventivo do sulfato ferroso, com ênfase nos elementos que facilitam e dificultam a prevenção da enfermidade. Método: Estudo exploratório qualitativo com análise temática indutiva dos dados, realizado por meio de entrevistas com 12 mães/cuidadores de crianças entre seis meses e 11 meses e 29 dias de idade, em acompanhamento em unidade de saúde da família de um município brasileiro. Resultados: A alimentação saudável foi apontada como elemento facilitador na prevenção da anemia ferropriva. Fragilidades nos conhecimentos sobre a enfermidade e o sulfato ferroso como estratégia preventiva, falhas na prescrição do medicamento e uso cotidiano, e poucas orientações foram os elementos que dificultam a prevenção da doença. Conclusão:Práticas educativas em saúde na prevenção da anemia ferropriva são essenciais, sinalizando informações sobre a enfermidade e o monitoramento da suplementação profilática, fortalecendo o cuidado da saúde da criança.

ABSTRACT

Objective: to learn about mothers’ and caregivers’ knowledge in relation to iron-deficiency anemia and preventive use of ferrous sulfate, with emphasis on factors that facilitate and hinder prevention of the disease. Method: in this qualitative exploratory study, stimulated thematic data analysis was used after interviews of 12 mothers and caregivers of children from six to 11 months and 29 days of age attending a family health unit in a Brazilian municipality. Results: healthy eating was indicated as a facilitator of iron-deficiency anemia prevention. Weaknesses in knowledge about the disease and about use of ferrous sulfate as a preventive strategy, flaws in medication prescription and daily use, and a scarcity of guidelines were the factors hindering prevention of the disease. Conclusion:health education activities in iron-deficiency anemia prevention, that signal information about the disease and monitoring of prophylactic supplementation, are essential to strengthening children’s health care.

RESUMEN

Objetivo: entender los saberes de madres / cuidadores con relación a la anemia ferropénica y el uso preventivo del sulfato ferroso, con énfasis en los elementos que facilitan y dificultan la prevención de la enfermedad. Método: estudio exploratorio cualitativo con análisis temático inductivo de los datos, realizado por medio de entrevistas junto a 12 madres / cuidadores de niños entre seis y 11 meses y 29 días de edad, en seguimiento en unidad de salud de la familia de un municipio brasileño. Resultados: se apuntó la alimentación saludable como elemento facilitador en la prevención de la anemia ferropénica. Debilidades en los conocimientos sobre la enfermedad y el sulfato ferroso como estrategia preventiva, fallas en la prescripción del medicamento y uso cotidiano, y pocas orientaciones fueron los elementos que dificultan la prevención de la enfermedad. Conclusión: prácticas educativas en salud en la prevención de la anemia ferropénica son esenciales, señalando informaciones sobre la enfermedad y el monitoreo de la suplementación profiláctica, fortaleciendo el cuidado de la salud del niño.

Biografia do Autor

Nayara Cristina Pereira Henrique, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Mestre em Ciência pelo  Programa Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Especialista em Enfermagem em Cuidado Intensivo Neonatal e Pediátrico pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Àrea: Saúde da Criança. 

Paula Carolina Bejo Wolkers, Universidade Federal de Uberlândia

Enfermeira no Ambulatório de Pediatria do Hospital de Clínicas da UFU
Professora temporária no curso de graduação em enfermagem da UFU (disciplina: estágio em Pediatria)
Docente e coordenadora no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança da UFU
Docente no curso de graduação em enfermagem na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia (disciplina: Pediatria e Neonatologia)

Maria Cândida de Carvalho Furtado, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Professor Associado do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP; Área Enfermagem Pediátrica e Neonatal/ Saúde da Criança

Aurea Tamami Minagawa Toriyama, Escola de Enfermagem - Universidade de São Paulo

Professor Doutor pelo Departamento Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem de São Paulo - Universidade de São Paulo. Àrea: Saúde da Criança e do Adolescente

Débora Falleiros de Mello, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Professora Associada da Área de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente do Departamento Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública

Publicado

28.11.2018

Como Citar

Henrique, N. C. P., Wolkers, P. C. B., Furtado, M. C. de C., Toriyama, A. T. M., & Mello, D. F. de. (2018). Anemia ferropriva e o uso do sulfato ferroso: facilidades e dificuldades na prevenção [Iron-deficiency anemia and use of ferrous sulfate: prevention facilitators and difficulties] [Anemia ferropénica y el uso del sulfato ferroso: facilidades y dificultades en la prevención]. Revista Enfermagem UERJ, 26, e37232. https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.37232

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa