Influências do uso de telas digitais no desenvolvimento social na primeira infância: estudo de revisão [Influences of digital screen use on early childhood social development: review study] [Influencias de la utilización de pantallas digitales en el desarrollo social de la primera infancia: estudio de revisión]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.67961Palavras-chave:
Enfermagem, Criança, Cuidado da Criança, Desenvolvimento Infantil, Tempo de Tela [Nursing, Child, Child Care, Child Development, Screen Time] [Enfermería, Niño, Cuidado del Niño, Desarrollo Infantil, Tiempo de Pantalla]Resumo
Objetivo: identificar os conhecimentos científicos sobre influências do uso de telas digitais no desenvolvimento na primeira infância. Método: revisão integrativa da literatura desenvolvida em cinco etapas com levantamento em cinco bases de dados (CINAHL, MEDLINE, PSYCINFO, SCOPUS e Web of Science). Foram selecionados estudos sobre uso de telas digitais (computadores, tablets, telefones móveis e televisão) na primeira infância, publicados entre 2010 e 2020. Resultados: os 26 artigos científicos analisados enfocam consumo, exposição e inclusão de telas na rotina infantil. O uso rotineiro mostra mudanças de comportamentos, importância de regras para horários e conteúdo, acompanhamento de cuidadores parentais, preocupações com socialização e riscos do uso precoce. Conclusão: a síntese integrativa indica vulnerabilidades e potencialidades, com necessidade de momentos compartilhados e reconfiguração das interações sociais na primeira infância. Elementos sobre consumo e exposição às telas digitais na primeira infância trazem subsídios às dimensões relacional, educativa e comunicativa do cuidado de enfermagem e na interlocução com boas práticas parentais.
ABSTRACT
Objective: to identify scientific knowledge about the influences of digital screen use on early childhood development. Method: this five-stage integrative literature review surveyed five databases (CINAHL, MEDLINE, PsycInfo, Scopus and Web of Science), selecting studies published between 2010 and 2020 on the use of digital screens (computers, tablets, mobile phones and television) in early childhood. Results: the 26 scientific papers selected addressed screen consumption, exposure, and inclusion in children's routines. Routine use showed changes in behavior, the importance of rules for schedules and content, monitoring by parental caregivers, socialization concerns, and risks of early use. Conclusion: the integrative synthesis indicated vulnerabilities and potentials, and the need for shared moments and a reconfiguration of social interactions in early childhood. Data on digital screen consumption and exposure in early childhood inform the relational, educational, and communicative dimensions of nursing care and dialogue with good parenting practices.
RESUMEN
Objetivo: identificar el conocimiento científico sobre las influencias de la utilización de pantallas digitales en el desarrollo en la primera infancia. Método: revisión integradora de la literatura desarrollada em cinco etapas con encuesta realizada en cinco bases de datos (CINAHL, MEDLINE, PSYCINFO, SCOPUS y Web of Science). Se han seleccionado estudios sobre la utilización de pantallas digitales (computadoras, tabletas, teléfonos móviles y televisión) en la primera infancia, publicados entre 2010 y 2020. Resultados: los 26 artículos científicos analizados se centran en el consumo, la exposición y la inclusión de las pantallas en la rutina infantil. La utilización rutinaria muestra cambios en el comportamiento, la importancia de las reglas para los horarios y el contenido, el seguimiento de cuidadores parentales, las preocupaciones con la socialización y los riesgos de su utilización temprana. Conclusión: la síntesis integradora indica vulnerabilidades y potencialidades, con la necesidad de momentos compartidos y reconfiguración de las interacciones sociales en la primera infancia. Elementos sobre consumo y exposición a pantallas digitales en la primera infancia aportan subsidios a las dimensiones relacional, educadora y comunicativa del cuidado de enfermería y en la interlocución con las buenas prácticas parentales.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).