Influências do uso de telas digitais no desenvolvimento social na primeira infância: estudo de revisão [Influences of digital screen use on early childhood social development: review study] [Influencias de la utilización de pantallas digitales en el desarrollo social de la primera infancia: estudio de revisión]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.67961

Palavras-chave:

Enfermagem, Criança, Cuidado da Criança, Desenvolvimento Infantil, Tempo de Tela [Nursing, Child, Child Care, Child Development, Screen Time] [Enfermería, Niño, Cuidado del Niño, Desarrollo Infantil, Tiempo de Pantalla]

Resumo

Objetivo: identificar os conhecimentos científicos sobre influências do uso de telas digitais no desenvolvimento na primeira infância. Método: revisão integrativa da literatura desenvolvida em cinco etapas com levantamento em cinco bases de dados (CINAHL, MEDLINE, PSYCINFO, SCOPUS e Web of Science). Foram selecionados estudos sobre uso de telas digitais (computadores, tablets, telefones móveis e televisão) na primeira infância, publicados entre 2010 e 2020. Resultados: os 26 artigos científicos analisados enfocam consumo, exposição e inclusão de telas na rotina infantil. O uso rotineiro mostra mudanças de comportamentos, importância de regras para horários e conteúdo, acompanhamento de cuidadores parentais, preocupações com socialização e riscos do uso precoce. Conclusão: a síntese integrativa indica vulnerabilidades e potencialidades, com necessidade de momentos compartilhados e reconfiguração das interações sociais na primeira infância. Elementos sobre consumo e exposição às telas digitais na primeira infância trazem subsídios às dimensões relacional, educativa e comunicativa do cuidado de enfermagem e na interlocução com boas práticas parentais.

ABSTRACT

Objective: to identify scientific knowledge about the influences of digital screen use on early childhood development. Method: this five-stage integrative literature review surveyed five databases (CINAHL, MEDLINE, PsycInfo, Scopus and Web of Science), selecting studies published between 2010 and 2020 on the use of digital screens (computers, tablets, mobile phones and television) in early childhood. Results: the 26 scientific papers selected addressed screen consumption, exposure, and inclusion in children's routines. Routine use showed changes in behavior, the importance of rules for schedules and content, monitoring by parental caregivers, socialization concerns, and risks of early use. Conclusion: the integrative synthesis indicated vulnerabilities and potentials, and the need for shared moments and a reconfiguration of social interactions in early childhood. Data on digital screen consumption and exposure in early childhood inform the relational, educational, and communicative dimensions of nursing care and dialogue with good parenting practices.

RESUMEN

Objetivo: identificar el conocimiento científico sobre las influencias de la utilización de pantallas digitales en el desarrollo en la primera infancia. Método: revisión integradora de la literatura desarrollada em cinco etapas con encuesta realizada en cinco bases de datos (CINAHL, MEDLINE, PSYCINFO, SCOPUS y Web of Science). Se han seleccionado estudios sobre la utilización de pantallas digitales (computadoras, tabletas, teléfonos móviles y televisión) en la primera infancia, publicados entre 2010 y 2020. Resultados: los 26 artículos científicos analizados se centran en el consumo, la exposición y la inclusión de las pantallas en la rutina infantil. La utilización rutinaria muestra cambios en el comportamiento, la importancia de las reglas para los horarios y el contenido, el seguimiento de cuidadores parentales, las preocupaciones con la socialización y los riesgos de su utilización temprana. Conclusión: la síntesis integradora indica vulnerabilidades y potencialidades, con la necesidad de momentos compartidos y reconfiguración de las interacciones sociales en la primera infancia. Elementos sobre consumo y exposición a pantallas digitales en la primera infancia aportan subsidios a las dimensiones relacional, educadora y comunicativa del cuidado de enfermería y en la interlocución con las buenas prácticas parentales.

Biografia do Autor

Ellen Cristina Gondim, Universidade de São Paulo

Enfermeira Licenciada. Mestra em Ciências. Aluna do curso de doutorado PPG Enfermagem em Saúde Pública. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto. Professora Auxiliar I. Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, Brasil.

Jeniffer Stephanie Marques Hilário, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Mestra em Ciências. Aluna do curso de doutorado do programa de pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, Brasil.

Letícia Pancieri, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Doutora em Ciências. Coordenadora do Setor de Gestão do Ensino. Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, Brasil.

Débora Falleiros de Mello, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Pós-doutora. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, Brasil.

Publicado

30.12.2022

Como Citar

1.
Gondim EC, Hilário JSM, Pancieri L, Mello DF de. Influências do uso de telas digitais no desenvolvimento social na primeira infância: estudo de revisão [Influences of digital screen use on early childhood social development: review study] [Influencias de la utilización de pantallas digitales en el desarrollo social de la primera infancia: estudio de revisión]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 30º de dezembro de 2022 [citado 5º de dezembro de 2024];30(1):e67961. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/67961

Edição

Seção

Artigos de Revisão