Conteúdo de estomaterapia e estratégias de ensino no currículo de graduação em enfermagem [Stomatherapy content and teaching strategies in the undergraduate nursing curriculum] [Contenido de estomaterapia y estrategias de enseñanza en el componente curricular del pregrado en enfermería]

Autores

  • Francisco Gleidson de Azevedo Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fabio Luiz Moreira Reis Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Natalia André Barbosa Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ariane da Silva Pires Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.28921

Palavras-chave:

Estomia, enfermagem, ensino, educação em saúde

Resumo

Objetivos: identificar os conteúdos teórico-práticos relacionados à estomaterapia, no Curso de Graduação em Enfermagem, analisando seus conteúdos programáticos, estratégias e ementas; e discutir a abordagem dos conteúdos e das estratégias de ensino adotadas pelos docentes para o aprendizado de tais conteúdos. Método: estudo qualitativo, documental, cujo cenário foi a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa documental utilizou especificamente as ementas e os cronogramas do 1º ao 9° períodos da graduação. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2016, sendo submetidos à análise de conteúdo modalidade temática. Resultados: evidenciou-se que os conteúdos abordados na graduação se referem às temáticas de feridas e estomias em sua predominância, e não se identificou conteúdo de incontinências. Conclusão:considera-se que há necessidade de inserir conteúdo relativo à incontinência anal e urinária haja vista a relevância epidemiológica e o sofrimento psicofísico da pessoa com tal problemática.

ABSTRACT

Objectives: to identify the theoretical and practical stomatherapy-related subjects in the undergraduate nursing program, analyzing their program content, strategies and outlines; and to discuss the approach to the content and the teaching strategies adopted by teachers for such content. Method: qualitative, documentary study, conducted at the nursing department of Rio de Janeiro State University. The documentary research used specifically the outlines and timetables from the 1st to 9th undergraduate terms. Data were collected in November 2016, and subjected to thematic content analysis. Results: the content addressed in the undergraduate course was found to refer predominantly to the themes of wounds and stomas, and no incontinence-related content was identified. Conclusion: there was considered to be a need to introduce content on anal and urinary incontinence, given the epidemiological relevance and psychophysical suffering of people with such problems.

RESUMEN

Objetivos: identificar los contenidos teóricos y prácticos relativos a estomaterapia, en el curso de pregrado en enfermería, analizando sus contenidos programáticos, estrategias y registros; y discutir el enfoque de los contenidos y de las estrategias de enseñanza adoptadas por los profesores para el aprendizaje de dicho contenido. Método: estudio cualitativo, documental, cuyo escenario fue la Facultad de Enfermería de la Universidad del Estado de Río de Janeiro. La investigación documental utilizó específicamente los registros y los cronogramas del 1º al 9º períodos de pregrado. La recolección de datos se produjo en noviembre de 2016, siendo sometidos al análisis de contenido temático. Resultados: se evidenció que los contenidos abordados en el pregrado se refieren a temáticas de heridas y estomas en general y no se identificó contenido sobre incontinencias. Conclusión: se considera que existe una necesidad de insertar contenido relacionado a incontinencia anal y urinaria, dada la importancia epidemiológica y el sufrimiento psicofísico de la persona con dicho problema.

Biografia do Autor

Francisco Gleidson de Azevedo Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

I Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Especialista em Estomaterapia. Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Brasil. E-mail: gleydy_fran@hotmail.com

 

Fabio Luiz Moreira Reis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

II Enfermeiro. Especialista em Estomaterapia. Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: fabiomreis@hotmail.com

Natalia André Barbosa Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

III Enfermeira. Especialista em Estomaterapia. Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: natalia_u3@hotmail.com

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

IV Enfermeira. Doutora. Professora Associada, Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: norval_souza@yahoo.com.br

Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

V Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta, Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: thereza1208@gmail.com

Ariane da Silva Pires, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

VI Enfermeira. Mestre. Aluna do curso doutorado. Professora Assistente, Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: arianepires@oi.com.br

Publicado

30.12.2018

Como Citar

1.
Gonçalves FG de A, Reis FLM, Silva NAB, Souza NVD de O, Varella TCMYML, Pires A da S. Conteúdo de estomaterapia e estratégias de ensino no currículo de graduação em enfermagem [Stomatherapy content and teaching strategies in the undergraduate nursing curriculum] [Contenido de estomaterapia y estrategias de enseñanza en el componente curricular del pregrado en enfermería]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 30º de dezembro de 2018 [citado 3º de dezembro de 2024];26:e28921. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/28921

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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