Precarização do trabalho em hospital de ensino e presenteísmo na enfermagem [Job insecurity at a teaching hospital and presenteeism among nurses] [Precarización del trabajo en hospital universitario y el presentismo en enfermería]

Autores

  • Manoel Luis Cardoso Vieira Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Elias Barbosa de Oliveira Enfermeiro. Pós Doutor em Alcool de Drogas. Doutor em Enfermagem. Professor Associado de Pós-Graduação (Mestrado) e Graduação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Faculdade de Enfermagem (ENF/UERJ).
  • Norma Valeria Dantas de Oliveira Souza Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada de Pós-Graduação e Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Marcia Tereza Luz Lisboa Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Tatiane Xavier Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Felipe de Oliveira Rossone Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.23580

Palavras-chave:

Enfermagem, presenteísmo, risco ocupacional, saúde do trabalhador.

Resumo

Objetivo: analisar a precarização do trabalho em hospital de ensino como fator contributivo para o presenteísmo na enfermagem. Método: estudo qualitativo, descritivo, tendo como campo um hospital universitário público situado no município do Rio de Janeiro. Utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada, com 39 trabalhadores de enfermagem, no ano de 2015. Foi aplicada a análise de conteúdo aos depoimentos. Resultados: a precarização do trabalho contribui para o presenteísmo na enfermagem, pois os trabalhadores temporários, por não possuírem os direitos trabalhistas previstos em lei e sofrerem com o medo do desemprego, mantêm-se no trabalho mesmo com a saúde debilitada. O problema de saúde afeta o desempenho, sobrecarrega a equipe, sendo a qualidade do serviço prejudicada. Conclusão: há necessidade de uma política institucional voltada para a desprecarização do trabalho, o que poderá minimizar a ocorrência do presenteísmo e os prejuízos para o desempenho e para a qualidade do serviço.

ABSTRACT

Objective: to examine job insecurity at a teaching hospital as a factor contributing to presenteeism among nurses. Method: in 2015, with a public university hospital in Rio de Janeiro city as its field, this descriptive, qualitative study used semi-structured interviews of 39 nursing workers. Content analysis was applied to the transcripts. Results: job insecurity contributes to presenteeism among nurses: as temporary workers do not have the labor rights assured by law and suffer fear of unemployment, they continue at work even in poor health. Health problems affect performance, overload health teams, and impair service quality. Conclusion: there is need for an institutional policy directed to assuring job security, which can minimize the occurrence of presenteeism and impairment to service performance and quality.

RESUMEN

Objetivo: analizar la precarización del trabajo en hospital universitario como factor que contribuye al presentismo en la enfermería. Método: estudio cualitativo, descriptivo, que tiene como campo un hospital universitario público situado en la ciudad de Rio de Janeiro. Se ha utilizado la técnica de entrevista semiestructurada junto a 39 trabajadores de enfermería, en 2015. Fue aplicado el análisis de contenido a las declaraciones. Resultados: la precariedad del trabajo contribuye para el presentismo en la enfermería, puesto que los trabajadores temporales, como no tienen derechos laborales proporcionados por la ley y sufren  miedo al desempleo, continúan trabajando aun si tienen la salud debilitada. El problema de salud afecta al rendimiento y sobrecarga al equipo. Siendo así, la calidad del servicio queda perjudicada. Conclusión: es necesaria una política institucional volcada a la desprecarización del trabajo, lo que podrá minimizar el evento del presentismo y los perjuicios en el rendimiento y la calidad del servicio.

Biografia do Autor

Manoel Luis Cardoso Vieira, Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Elias Barbosa de Oliveira, Enfermeiro. Pós Doutor em Alcool de Drogas. Doutor em Enfermagem. Professor Associado de Pós-Graduação (Mestrado) e Graduação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Faculdade de Enfermagem (ENF/UERJ).

Enfermeiro. Pós Doutor em Alcool de Drogas. Doutor em Enfermagem. Professor Associado de Pós-Graduação (Mestrado) e Graduação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Faculdade de Enfermagem (ENF/UERJ).

Norma Valeria Dantas de Oliveira Souza, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada de Pós-Graduação e Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada de Pós-Graduação e Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marcia Tereza Luz Lisboa, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tatiane Xavier, Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

27.08.2016

Como Citar

Vieira, M. L. C., Oliveira, E. B. de, Souza, N. V. D. de O., Lisboa, M. T. L., Xavier, T., & Rossone, F. de O. (2016). Precarização do trabalho em hospital de ensino e presenteísmo na enfermagem [Job insecurity at a teaching hospital and presenteeism among nurses] [Precarización del trabajo en hospital universitario y el presentismo en enfermería]. Revista Enfermagem UERJ, 24(4), e23580. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.23580

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa