Cargas de trabalho de enfermagem em unidade de internação psiquiátrica e a saúde do trabalhador [Nursing workload in a psychiatric inpatient unit and workers’ health]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.19563Palavras-chave:
Carga de trabalho, recursos humanos de enfermagem, saúde mental, enfermagem [Workload, nursing staff, mental health, nursing] [Carga de trabajo, personal de enfermería, salud mental, enfermería]Resumo
Objetivou-se, neste estudo, identificar as cargas de trabalho de enfermagem em uma unidade de internação psiquiátrica e analisar as repercussões para a saúde dos trabalhadores. Método qualitativo, descritivo, tendo como campo uma unidade de internação em um hospital psiquiátrico situado no município do Rio de Janeiro (Brasil). Utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada com 30 trabalhadores de enfermagem em 2014. Aplicada a análise de conteúdo aos depoimentos, chegou-se aos seguintes resultados: as cargas de trabalho física e psíquica acarretam estresse ocupacional e desgastes, como a peculiaridade do cuidado de pacientes nas emergências psiquiátricas, a insuficiência de recursos humanos e materiais e a reduzida autonomia. Conclui-se que cabe à organização investir em ações preventivas, a partir das cargas identificadas pelos trabalhadores, no intuito de promover a saúde do grupo e motivar a participação na tomada de decisões que revertam em melhoria das condições de trabalho.
ABSTRACT
This qualitative, descriptive study to identify the nursing workload in a psychiatric inpatient unit and analyze the impact on nursing staff health was conducted at a psychiatric hospital in Rio de Janeiro municipality, Brazil. Semi-structured interviews of 30 nursing workers were conducted in 2014. Content analysis yielded the following results: the physical and psychological workload causes job stress and wear, because of the peculiarities of care for patient in psychiatric emergencies, insufficient human resources, and lack of autonomy. It was concluded that the organization should invest in preventive actions in view of workload identified by workers, so as to promote group health and encourage participation in decision making to improve working conditions.
RESUMEN
Estudio cuyo objetivo fue identificar las cargas de trabajo de enfermería en una unidad de internación psiquiátrica y analizar las repercusiones para la salud de los trabajadores. Método cualitativo, descriptivo, que tiene como campo una unidad de internación en un hospital psiquiátrico situado en la ciudad de Rio de Janeiro (Brasil). Se ha utilizado la técnica de entrevista semiestructurada junto a 30 trabajadores de enfermería, en 2014. Aplicado el análisis de contenido a las declaraciones, se llegó a los resultados siguientes: las cargas de trabajo física y psíquicas provocan estrés laboral y desgastes, como la peculiaridad del cuidado de pacientes en las emergencias psiquiátricas, la insuficiencia de recursos materiales y humanos y la poca autonomía. Se concluyó que le cabe a la organización invertir en acciones preventivas a partir de las cargas identificados por los trabajadores con el fin de promover la salud del grupo y estimular la participación en la toma de decisiones que se transformen en mejoría de las condiciones de trabajo.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.19563
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).