O tratamento como motivo para prevenção da recaída do alcoolismo [Treatment as a reason to prevent relapse of alcoholism] [El tratamiento como una razón para la prevención de recaídas del alcoholismo]

Autores

  • Janaina Rocha Soares Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ
  • Marilurde Donato Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ
  • Maria Yvone Chaves Mauro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Liane Gack Ghelman Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ
  • Sheila Nascimento Pereira Farias Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.16207

Palavras-chave:

Alcoolismo, prevenção da recaída, saúde coletiva, família.

Resumo

Objetivo: analisar o tratamento como motivo para a prevenção da recaída do alcoolismo. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Os participantes foram 31 sujeitos, com idade entre 18 e 65 anos. Realizado na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMDC-RJ), entre julho e setembro de 2009, por meio de grupo focal. A análise foi mediante a técnica de análise de conteúdo. Projeto aprovado pelo Comitê de Étca em Pesquisa (CEP) em 02 de março de 2009, com Certfcado de Apresentação para Apreciação Étca (CAAE): 0019.0.314.000 - 09 sob protocolo 25/09. Resultados: emergiram cinco categorias que retratam o tratamento na prevenção da recaída: o tratamento prevenindo a recaída; difculdade diante da abstinência; a religião como apoio complementar ao tratamento na prevenção da recaída; intervenção multidisciplinar junto à família; intervenção multidisciplinar no ambiente social. Conclusão: a prevenção da recaída pode ser motivada pelo tratamento, sendo algo complexo e de cunho pessoal.

ABSTRACT

Objective: to analyze treatment as a reason to prevent relapse of alcoholism. Method: this qualitative descriptive study involved 31 partcipants aged 18 to 65 years at the Rio de Janeiro Municipal Department of Health and Civil Defense (SMDC-RJ), between July and September 2009, through a focus group. Data was analyzed by content analysis. The project was approved by the Research Ethics Commitee on March 2, 2009 (Certfcate of Presentaton for Ethical Assessment CAAE - 0019.0.314.000 - 09, protocol 25/09). Results: five categories emerged that portray treatment to prevent relapse: treatment preventing relapse; dificulty with abstnence; religion as support complementing relapse prevention treatment; multidisciplinary intervention in the family; and multidisciplinary intervention in the social environment. Conclusion: the preventon of relapse can be motivated by treatment, and is complex and personal.

RESUMEN

Objetivo: analizar el tratamiento como una razón para la prevención de la recaída en el alcoholismo. Método: estudio descriptivo con un enfoque cualitativo. Los partcipantes fueron 31 sujetos de edades comprendidas entre 18 y 65 años. Realizado en la Secretaría Municipal de Salud y Defensa Civil de Río de Janeiro (RJ-SMDC) entre julio y septembre de 2009, a través de grupos focales. El análisis fue realizado por medio de la técnica de análisis de contenido. Proyecto aprobado por el Comité de Étca en Investgación el 2 de marzo de 2009, con el Certfcado de Presentación para Evaluación Étca (CPEE): 0019.0.314.000 – 09, bajo el protocolo 25/09. Resultados: surgieron cinco categorías que muestran el tratamiento en la prevención de la recaída: el tratamiento para prevenir la recaída; difcultad ante la abstnencia; la religión como apoyo al tratamiento complementario en la prevención de recaídas; intervención multidisciplinaria con la familia; intervención multidisciplinaria en el entorno social. Conclusión: la prevención de la recaída puede estar motivada por el tratamiento, teniendo una naturaleza compleja y personal

Biografia do Autor

Janaina Rocha Soares, Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ. Foi Professora Substituta da Escola de Enfermagem Anna Nery /Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem do Trabalho.

Marilurde Donato, Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ

Possui Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), Habilitação em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (1980), especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde Pública (NUPENSC) da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, com a linha de pesquisa "A Enfermagem na Promoção, Prevenção, Tratamento e Reabilitação em Alcoolismo e Outras Drogas na Comunidade"

Maria Yvone Chaves Mauro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Manaus (1958), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e Livre Docência em Enfermagem (1977). Atualmente é professor titular visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro do comitê científico da Associação Brasileira de Ergonomia, presidente da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho - seção Rio de Janeiro, comitê cientifico e parecerista - International Stress Management Association, consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, comitê científico - Associación de Analisis de Sistema de Salud e pesquisador c1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, enfermagem do trabalho, saúde do trabalhador, ergonomia e trabalho de enfermagem.

Liane Gack Ghelman, Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (1978), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto daEscola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos programas de assistência as doenças crônico-degenerativas.

Sheila Nascimento Pereira Farias, Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado I da Escola de Enfermagem Anna Nery / UFRJ . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva e Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde coletiva, saúde do trabalhador, Qualidade de Vida e Direito.Possui proficiência de idioma Francês. Integra o Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva e o Núcleo de Pesquisa em Saúde do trabalhador, na Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ. Coordena a Especialização em Enfermagem do Trabalho da Escola de Enfermagem Anna Nery.

Publicado

31.10.2016

Como Citar

Soares, J. R., Donato, M., Mauro, M. Y. C., Ghelman, L. G., & Farias, S. N. P. (2016). O tratamento como motivo para prevenção da recaída do alcoolismo [Treatment as a reason to prevent relapse of alcoholism] [El tratamiento como una razón para la prevención de recaídas del alcoholismo]. Revista Enfermagem UERJ, 24(5), e16207. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.16207

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa