Interações entre profissionais de saúde e mães de prematuros: influência no cuidado materno [Interactions between health personnel and mothers of preterms: influences on maternal care]
Resumo
Objetivo: compreender as interações da mãe com os profissionais de saúde desde o nascimento da criança pré-termo até o primeiro mês após a alta hospitalar. Método: pesquisa qualitativa sob os referenciais do Interacionismo Simbólico e Interacionismo Interpretativo, desenvolvido em 2013, que teve como técnica de coleta de dados a entrevista qualitativa em profundidade com oito mães residentes em município do interior paulista. Resultados: dessas entrevistas, três categoriais retrataram o desenvolvimento da relação com o profissional ao longo do tempo: relacionamento crente e obediente; relacionamento inseguro e questionador; relacionamento reflexivo e emancipatório. Conclusão: os profissionais afetaram negativamente a autonomia materna no cuidado da criança e, romper emocionalmente com a dependência a eles ampliaria a autonomia materna no cuidado.
ABSTRACT
Objective: to understand interactions between mothers and health professionals from birth of preterm children until the first month after discharge. Method: this qualitative study was conducted in 2013 with Symbolic Interactionism and Interpretive Interactionism as its frame of reference. Data were collected by in-depth interviews of eight mothers living in a town in São Paulo State. Results: Development of the relationship with the professional over time is portrayed by three categories: a trustful and obedient relationship; an insecure and questioning relationship; and a thoughtful and emancipatory relationship. Conclusion: It was concluded that professionals have adverse effects on mothers’ autonomy in child care, and breaking emotionally with that dependence would increase mothers’ autonomy in care.
RESUMEN
Objetivo: comprender las interacciones entre la madre y los profesionales de la salud desde el nacimiento de niños prematuros hasta el primer mes tras recibir el alta. Método: se realizó una investigación cualitativa bajo los referenciales del interaccionismo simbólico e interaccionismo interpretativo, desarrollado en 2013, cuya técnica de recolección de datos fue la entrevista cualitativa en profundidad a ocho madres residentes en una ciudad en el interior del estado de São Paulo. Resultados: tres categorías retratan la evolución de la relación con el profesional con el paso del tiempo: la relación creyente y obediente; la relación insegura y cuestionadora; la relación reflexiva y emancipadora. Conclusión: los profesionales han afectado negativamente la autonomía de la madre en el cuidado de niños y romper la dependencia emocional entre ellos ampliaría la autonomía de la madre en el cuidado.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2016.11659
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.11659
Direitos autorais 2016 Natalia Custodio, Bruna de Souza Lima Marski, Flávia Corrêa Porto de Abreu, Débora Falleiros de Mello, Monika Wernet

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.