O ESTÁGIO CURRICULAR EM EJA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ana Paula Abreu Moura Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57756

Palavras-chave:

EJA, Estágio Supervisionado, Formação de Professores, Componente Curricular

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), lócus da permanente disputa por concepções de homem e de mundo, tem nos estudos sobre a preparação dos docentes para atuar nessa modalidade de ensino um desafio fundamental. Este texto traz reflexões sobre a inserção da EJA no currículo do curso de Pedagogia a partir do estágio supervisionado e tem como objetivo identificar as contribuições dessa inserção para a construção da identidade do futuro docente. O corpus utilizado para análise foi constituído a partir de pesquisa de cunho qualitativo, com base em análise documental, que buscou elementos que auxiliassem na compreensão de como o contato com os sujeitos jovens e adultos, ainda no processo de formação inicial, possibilita forjar um profissional sensível às questões da EJA. Como resultado, apontou-se o estágio supervisionado como espaço de pesquisa, elaboração e construção da prática docente que visa à emancipação humana dos jovens e adultos trabalhadores.

Biografia do Autor

Ana Paula Abreu Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora do departamento de didática da  Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conselheira do Conselho Superior de Extensão da UFRJ. Coordenadora do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica - Educação de Jovens e Adultos. Coordenadora do Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos. Pesquisadora do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (LIEJA/UFRJ) e do Laboratório de Integrado de Alfabetização e Linguagem (LIA/UFRJ). Pesquisa as seguintes temáticas: Formação Docente, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Extensão Universitária e Estágio Supervisionado.

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Moura, A. P. A. (2021). O ESTÁGIO CURRICULAR EM EJA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. E-Mosaicos, 10(24), 292–307. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57756