O ESTÁGIO CURRICULAR EM EJA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ana Paula Abreu Moura

Resumo


A Educação de Jovens e Adultos (EJA), lócus da permanente disputa por concepções de homem e de mundo, tem nos estudos sobre a preparação dos docentes para atuar nessa modalidade de ensino um desafio fundamental. Este texto traz reflexões sobre a inserção da EJA no currículo do curso de Pedagogia a partir do estágio supervisionado e tem como objetivo identificar as contribuições dessa inserção para a construção da identidade do futuro docente. O corpus utilizado para análise foi constituído a partir de pesquisa de cunho qualitativo, com base em análise documental, que buscou elementos que auxiliassem na compreensão de como o contato com os sujeitos jovens e adultos, ainda no processo de formação inicial, possibilita forjar um profissional sensível às questões da EJA. Como resultado, apontou-se o estágio supervisionado como espaço de pesquisa, elaboração e construção da prática docente que visa à emancipação humana dos jovens e adultos trabalhadores.


Palavras-chave


EJA; Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Componente Curricular

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57756


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: