O BIOMA PAMPA NO OLHAR DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, NO OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.56054

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Bioma Pampa, Educação básica, Percepção Ambiental

Resumo

Esta  pesquisa  identificou  e categorizou as  percepções  de  estudantes  do  último  ano  da Educação  Básica,  referente  aos conhecimentos a respeito do  bioma  Pampa. Participaram  do  estudo  52  estudantes  do oeste  do  Estado, os dados  foram  obtidos  por meio da aplicação de um questionário semiestruturado e submetidos  a  um  processo  de  análise  qualiquantitativa. Como resultados, o  estudo  apontou  que  os  estudantes  apresentam  um  conhecimento  inadequado ou fragmentado sobre o bioma Pampa, independente da região onde residem (rural  e  urbano).  A  falta  de  conhecimentos  sobre  o  bioma  em questão, ou seja, o locam onde vivem, pode ser atribuída à abordagem restrita da temática resultando na ausência de contextualização no ambiente escolar e consequentemente em sociedade.

Biografia do Autor

Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana/RS.

Graduado em Ciências Biológicas (2003 - 2006), com atualização em Ciências Biológicas (2009) pela PUCRS. Especializado em Licenciamento Ambiental pela FGF (2010 - 2011), com experiência junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA (2007-2011), foi Coordenador Ambiental do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) junto ao WORLD BANK (BIRD) (2011-2012). Participou de atividades voluntárias nos Conselhos, Binacional de Meio Ambiente (Brasil - Argentina), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana (CONSEMMA), Conselho Fiscal do Fundo Municipal de Custeio dos Serviços de Coleta (FUMCRES) e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Uruguaiana (COMPDEC), foi diretor de Meio Ambiente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana/RS (2013-2015). Especialista em Educação Ambiental (2016-2017) e Mestre em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde(2016-2018), pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como professor voluntário no curso de Ciências da Natureza, Professor convidado junto ao Curso de Especialização em Educação Ambiental e foi professor substituto no curso de Aquicultura na Universidade Federal do Pampa Campus Uruguaiana. Atualmente é doutorando em Educação em Ciências, pesquisador colaborador junto ao Laboratório de Biologia e Diversidade Animal e integrante dos grupos de pesquisa, COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências e NUPILABRU: Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai na Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana

Andrielli Vilanova de Carvalho, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (PUCRS) , em 2009, Licenciatura e Bacharelado. Possui Especialização em Licenciamento, Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) em 2012 e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Desenvolveu trabalhos sobre a Avaliação de Qualidade da água em Arroios através dos Macroinvertebrados Bentônicos como Bioindicadores. Participou do GENSQ ( Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida) 2016 a 2018 na Universidade Federal do Pampa -UNIPAMPA Uruguaiana. Atualmente participa do Grupo Consciência: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação Ciênciometria e Ensino de Ciências na Unipampa Uruguaiana. Mestra em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2017 - 2019). Doutoranda em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa. 
Atua na rede Municipal de Ensino como Professora de Ciências, Pesquisadora junto ao Laboratório de Biologia e Diversidade Animal da Unipampa -Campus Uruguaiana, desenvolve atividades Eco- Educacionais, Palestras, Oficinas pedagógicas, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Consultoria Ambiental.

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005 e Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando ainda como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Pampa.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Bortoluzzi Castro, L. R., Carvalho, A. V. de, Pessano, E. F. C., & Dinardi, A. J. (2021). O BIOMA PAMPA NO OLHAR DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, NO OESTE DO RIO GRANDE DO SUL. E-Mosaicos, 10(25), 42–62. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.56054

Edição

Seção

ARTIGOS