O BIOMA PAMPA NO OLHAR DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, NO OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Andrielli Vilanova de Carvalho, Edward Frederico Castro Pessano, Ailton Jesus Dinardi

Resumo


Esta  pesquisa  identificou  e categorizou as  percepções  de  estudantes  do  último  ano  da Educação  Básica,  referente  aos conhecimentos a respeito do  bioma  Pampa. Participaram  do  estudo  52  estudantes  do oeste  do  Estado, os dados  foram  obtidos  por meio da aplicação de um questionário semiestruturado e submetidos  a  um  processo  de  análise  qualiquantitativa. Como resultados, o  estudo  apontou  que  os  estudantes  apresentam  um  conhecimento  inadequado ou fragmentado sobre o bioma Pampa, independente da região onde residem (rural  e  urbano).  A  falta  de  conhecimentos  sobre  o  bioma  em questão, ou seja, o locam onde vivem, pode ser atribuída à abordagem restrita da temática resultando na ausência de contextualização no ambiente escolar e consequentemente em sociedade.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Bioma Pampa; Educação básica; Percepção Ambiental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.56054

Direitos autorais 2021 Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Andrielli Vilanova de Carvalho, Edward Frederico Castro Pessano, Ailton Jesus Dinardi


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: