A CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: POSSIBILIDADES A PARTIR DO TRABALHO COM MONUMENTOS

Autores

  • Helena Maria Marques Araújo

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.5146

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.5146

Este trabalho aborda a construção da noção de tempo histórico e espaço temporalizado na educação básica. O trabalho a partir dos monumentos pode contribuir, já que eles sintetizam esse espaço temporalizado, precioso ao entendimento do processo histórico. É fundamental levarmos os alunos ao encontro de experiências que proporcionem observar in loco as permanências históricas, quer sejam em forma de monumentos históricos, construções arquitetônicas, esculturas, ruas etc. Aponta-se a necessidade da construção das noções de tempo e espaço, levando os alunos a espaços educativos não formais que interajam com os saberes escolares, particularmente com o saber histórico escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

ARAÚJO, Helena Maria Marques. A CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: POSSIBILIDADES A PARTIR DO TRABALHO COM MONUMENTOS. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 44–50, 2012. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.5146. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/5146. Acesso em: 11 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)