DA FORMAÇÃO A PRÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O FRACASSO ESCOLAR EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Juliana Lopes da Silva, José Adriano Cavalcante Angelo, Jemima Queiroz da Silva

Resumo


O fracasso escolar tem sido objeto de recorrentes questionamentos na educação básica, o que muitas vezes tem gerado incompreensão e distorções na identificação de suas causas e em ações de enfrentamento. Diante dessas lacunas, faz-se necessário compreender, identificar e analisar as estratégias de prevenção e ressignificação dos ciclos de fracasso na escola, baseando-se numa perspectiva sistêmica do processo de escolarização. O objetivo geral deste trabalho foi analisar as concepções de prevenção e enfrentamento do fracasso escolar de professores de Ciências e Biologia que atuam no município de Porto Nacional, Tocantins. Para isto, utilizou como aporte teórico e conceitual autores como Patto (2014), Marchesi e Pérez (2004) e Bossa (2008). Emergiram três categorias dos dados que foram descritas e analisadas: fracasso escolar como culpa do aluno, o fracasso escolar e a necessidade da higiene mental e o enfrentamento na prática e a prática sem fundamento. Os dados provenientes da análise buscam possibilitar reflexões no campo da formação docente.

Palavras-chave


Fracasso escolar; culpabilização do aluno; formação docente; prática docente; educação em ciências.

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51379

Direitos autorais 2022 Juliana Lopes da Silva, José Adriano Cavalcante Angelo, Jemima Queiroz da Silva


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