O PROGRAMA DE ACESSO DEMOCRÁTICO À UNIVERSIDADE E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PADU) E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT), CÂMPUS DE PORTO NACIONAL (2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50218

Palavras-chave:

FORMAÇÃO DOCENTE, CURSINHOS POPULARES, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, PADU, PROFESSOR REFLEXIVO.

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a estrutura, operacionalidade e alcances formativos do Programa de Acesso Democrático à Universidade e Acompanhamento Pedagógico (PADU), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, na formação docente dos extensionistas. Sendo um curso preparatório para o ENEM e vestibulares, as atividades do programa para o desenvolvimento profissional dos professores em formação envolveram minicursos de formação pedagógica e para o ensino no contexto da Educação como prática social, assim como as atividades de regência que proporcionam a construção de saberes na linha de ação processual-orgânica. Os resultados formativos do programa foram produções didáticas e científicas, provenientes da prática reflexiva e ressignificações do ato educativo no âmbito dos cursinhos populares. Dessa forma, o PADU, como extensão universitária, mostra-se como indispensável para a formação de professores para atuar em ambientes educacionais além do ensino regular fundamental e médio.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

ANGELO, José Adriano Cavalcante; SILVA, Jemima Queiroz da. O PROGRAMA DE ACESSO DEMOCRÁTICO À UNIVERSIDADE E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PADU) E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT), CÂMPUS DE PORTO NACIONAL (2019). e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 25, p. 86–93, 2021. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2021.50218. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/50218. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

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