O PROGRAMA DE ACESSO DEMOCRÁTICO À UNIVERSIDADE E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PADU) E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT), CÂMPUS DE PORTO NACIONAL (2019)
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50218Palavras-chave:
FORMAÇÃO DOCENTE, CURSINHOS POPULARES, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, PADU, PROFESSOR REFLEXIVO.Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a estrutura, operacionalidade e alcances formativos do Programa de Acesso Democrático à Universidade e Acompanhamento Pedagógico (PADU), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, na formação docente dos extensionistas. Sendo um curso preparatório para o ENEM e vestibulares, as atividades do programa para o desenvolvimento profissional dos professores em formação envolveram minicursos de formação pedagógica e para o ensino no contexto da Educação como prática social, assim como as atividades de regência que proporcionam a construção de saberes na linha de ação processual-orgânica. Os resultados formativos do programa foram produções didáticas e científicas, provenientes da prática reflexiva e ressignificações do ato educativo no âmbito dos cursinhos populares. Dessa forma, o PADU, como extensão universitária, mostra-se como indispensável para a formação de professores para atuar em ambientes educacionais além do ensino regular fundamental e médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.