O PROEJA NO IFSP DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46487

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Proeja, Políticas Curriculares

Resumo

 objetivo do presente artigo é apresentar um panorama de como os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) do Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que integram a formação técnica de nível médio ao Ensino Médio, têm se relacionado com as políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil contemporâneo. Para tanto, foi realizada pesquisa de caráter documental, exploratório e descritivo dos PPCs dos referidos cursos, à luz das normativas da instituição e das políticas curriculares de cada período. Os resultados apontam para o movimento de resistência da instituição às políticas curriculares vigentes para o Ensino Médio, por meio de inserção nos PPCs de dispositivos curriculares, tais como projetos integradores e núcleos estruturantes, a fim de apoiar o desenvolvimento de currículos capazes de integrar efetivamente a educação profissional e a educação básica, em consonância com uma formação de qualidade social para as classes populares.

 

Biografia do Autor

Jarina Rodrigues Fernandes, UFSCar

Professora da UFSCar

Ana Paula Corti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de são Paulo (IFSP)

Professora do IFSP

Michelle Chaves da Silva, IFSP

IFSP

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

Fernandes, J. R., Corti, A. P., & Silva, M. C. da. (2019). O PROEJA NO IFSP DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. E-Mosaicos, 8(19), 147–162. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46487

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE