HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS NO CAp-UERJ

Autores

  • Milena Gomes Coutinho Pereira
  • Natasha Hermida Pereira Castro Silva
  • Jacqueline de Fátima dos Santos Morais

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4380

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.4380

Este trabalho é resultado do Projeto de Pesquisa “História e Memória da Alfabetização no CAp-UERJ e se encontra intimamente articulado a dois Grupos de Pesquisa cujo diálogo tem se estabelecido com bastante fertilidade para nós: “Formação em Diálogo: Narrativas de Professoras, Currículos e Culturas”, grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e  ao “Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação: Memória e História das Escolas de São Gonçalo”, ligado à Faculdade de Formação de Professores.

A proposta de investigação “Memória e História da Alfabetização no CAp-UERJ” tem como objetivo o resgate da memória da história da instituição, o Instituto de Aplicação da UERJ, a partir do resgate de uma parte de sua história: a das práticas alfabetizadoras. O resgate das memórias e, portanto, das histórias dos sujeitos da escola cria um movimento de reconhecimento desses como principais narradores da própria história. A busca pela rememoração do vivido pelos sujeitos através da narrativa pode permitir a reflexão sobre a sua própria história e sobre a importância e necessidade de registrar e organizar os registros da história vivida e narrada. Nossa ação neste projeto tem por fim a organização de um espaço onde essa história possa ter lugar de existência: um lugar articulado ao Centro de Memória do CAp, já em processo de organização pela professora Leila Medeiros.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Pereira, M. G. C., Silva, N. H. P. C., & Morais, J. de F. dos S. (2012). HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS NO CAp-UERJ. E-Mosaicos, 1(1), 4–14. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4380

Edição

Seção

ARTIGOS