ESCOLA E VIOLÊNCIA: A BUSCA POR UMA AMPLIAÇÃO DO TERMO VIOLÊNCIA ESCOLAR FRENTE A REALIDADE BRASILEIRA

Autores

  • Leonardo Freire Marino Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.41998

Palavras-chave:

Violência, Violência Escolar, Sociabilidades Violentas, Juventudes

Resumo

Este texto propõe estabelecer algumas indagações a respeito da chamada violência escolar. Nele focalizamos alguns pontos que consideramos relevantes para o entendimento do conceito de violência escolar, seus aspectos constituintes, suas manifestações cotidianas e suas motivações. Para tanto, não estabeleceremos uma análise quantitativa ou que procure uma explicação fatalista deste processo. Nossa motivação não reside em entender as razões individuais da violência escolar, mas, perceber os fatores sistêmicos e simbólicos que tem interferido no atual processo de multiplicação dos casos de violência nas escolas brasileiras.

Biografia do Autor

Leonardo Freire Marino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui os títulos de Doutor (2006-2010) e Mestre em Geografia (2002-2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro (2000-2001) e Licenciatura Plena em Geografia (1994-1999) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pesquisador do Grupo intitulado Geografia Brasileira: História e Política (UERJ). É Coordenador do Projeto de Extensão: Sentidos do Urbano - A Cidade do Rio de Janeiro por meio do estudo sensorial das Paisagens. Tem experiência em diversos níveis de ensino e linhas de pesquisa, merecendo destaque os estudos que envolvem temas ligados as novas dinâmicas do espaço urbano, os conflitos sociais emanados da violência e a promoção de Direitos.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

Marino, L. F. (2019). ESCOLA E VIOLÊNCIA: A BUSCA POR UMA AMPLIAÇÃO DO TERMO VIOLÊNCIA ESCOLAR FRENTE A REALIDADE BRASILEIRA. E-Mosaicos, 8(18), 130–144. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.41998

Edição

Seção

SEÇÃO ESPECIAL - VIOLÊNCIA, INDISCIPLINA E BULLYING NA ESCOLA