DERRUBANDO MUROS E CERCAS: NOVAS ABORDAGENS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33108Palavras-chave:
Sociedade Disciplinar, Sociedade de Controle, Ensino de Geografia, Educação Geográfica, Prática de EnsinoResumo
A escola ocupa um lugar central em nossas vidas. No entanto, desde as últimas décadas do século XX, a escola vive uma crise sem precedentes. Seus objetivos, procedimentos e normas de funcionamento não carregam a eficiência que apresentavam no passado. Parte desta crise tem suas origens na passagem das Sociedades Disciplinares para as Sociedades de Controle e nos processos de construção de novas subjetividades e formas de ser e estar no mundo, aspectos característicos da transição entre os dois modelos de Sociedade. Frente a este cenário, o presente artigo propõe investigar o papel que a Educação Geográfica deve desempenhar nos novos tempos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.