DERRUBANDO MUROS E CERCAS: NOVAS ABORDAGENS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NO SÉCULO XXI

Autores

  • Leonardo Freire Marino Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33108

Palavras-chave:

Sociedade Disciplinar, Sociedade de Controle, Ensino de Geografia, Educação Geográfica, Prática de Ensino

Resumo

A escola ocupa um lugar central em nossas vidas. No entanto, desde as últimas décadas do século XX, a escola vive uma crise sem precedentes. Seus objetivos, procedimentos e normas de funcionamento não carregam a eficiência que apresentavam no passado. Parte desta crise tem suas origens na passagem das Sociedades Disciplinares para as Sociedades de Controle e nos processos de construção de novas subjetividades e formas de ser e estar no mundo, aspectos característicos da transição entre os dois modelos de Sociedade. Frente a este cenário, o presente artigo propõe investigar o papel que a Educação Geográfica deve desempenhar nos novos tempos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Freire Marino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui os títulos de Doutor (2006-2010) e Mestre em Geografia (2002-2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro (2000-2001) e Licenciatura Plena em Geografia (1994-1999) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pesquisador do Grupo intitulado Geografia Brasileira: História e Política (UERJ). É Coordenador do Projeto de Extensão: Sentidos do Urbano - A Cidade do Rio de Janeiro por meio do estudo sensorial das Paisagens. Tem experiência em diversos níveis de ensino e linhas de pesquisa, merecendo destaque os estudos que envolvem temas ligados as novas dinâmicas do espaço urbano, os conflitos sociais emanados da violência e a promoção de Direitos.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

MARINO, Leonardo Freire. DERRUBANDO MUROS E CERCAS: NOVAS ABORDAGENS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NO SÉCULO XXI. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 15, p. 157–179, 2018. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2018.33108. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/33108. Acesso em: 23 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS