ENTRE A CRÍTICA E A LEGITIMIDADE EXISTE UM VASTO OCEANO

AS REFORMAS CURRICULARES COMO OBJETO DE REFLEXÕES PROPOSITIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.79699

Resumo

As discussões atinentes as reformas dos currículos escolares têm sido presenciadas em diversos países. No Brasil, esse movimento produziu um cenário de incertezas, marcado por avanços e retrocessos. É com base nessa realidade, marcada pela disputa em estabelecer aquilo que deveria ser o processo de escolarização, que elaborei este ensaio. Seu objetivo reside em estabelecer uma análise que, simultaneamente, procure apresentar as motivações das reformas curriculares estabelecidas e parte das razões que justificam as críticas destinadas a elas. Com base nessa perspectiva, defendo que a busca em construir novos sentidos para os currículos escolares deve ser percebida como legitima, constituindo uma condição necessária ao funcionamento das escolas. Por essa condição, considero que o momento atual compõe uma oportunidade para intensificarmos as reflexões a respeito do funcionamento das escolas, percebendo os limites do modelo prevalecente e propondo mudanças em suas normativas de funcionamento. Desta forma, sem a pretensão de oferecer soluções definitivas, apresento algumas medidas que considero como fundamentais para a reconstrução dos currículos escolares.

Biografia do Autor

Leonardo Freire Marino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É professor-pesquisador na área de Educação, com ênfase na construção de aprendizagens inovadoras e na educação em periferias urbanas. Possui os títulos de Doutor (2006-2010) e Mestre em Geografia (2002-2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro (2000-2001) e Licenciatura Plena em Geografia (1994-1999) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua, simultaneamente, nas turmas de Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), nas disciplinas do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto de Geografia (IGEOG) e em dois Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) e Mestrado Profissional em Ensino da Geografia (PROFGEO). Integra o Laboratório de Ensino em Geografia (LEGEO-CAp-UERJ). É líder do Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (GEPEG-UERJ) e participa, como pesquisador, dos Grupos de Pesquisa: Geografia história e política (GEOBRASIL- UERJ) e do Núcleo de Games, atividades e Metodologia de Ensino (NUGAME-Colégio Pedro II-RJ). Tem experiência em diversos níveis de ensino e em diferentes linhas de pesquisa, merecendo destaque os estudos que envolvem temáticas associadas as juventudes urbanas, os territórios educativos, os conflitos emanados da violência e a promoção de Direitos.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Marino, L. F. (2023). ENTRE A CRÍTICA E A LEGITIMIDADE EXISTE UM VASTO OCEANO: AS REFORMAS CURRICULARES COMO OBJETO DE REFLEXÕES PROPOSITIVAS. E-Mosaicos, 12(30), e-79699. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.79699

Edição

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