NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS REFLEXIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA PIBID (UEPG)

Autores

  • Isabel Cristina Vollet Marson Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná - Linha Estudos Linguísticos.
  • Clarita Gonçalves de Camargo Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Linha Estudos Linguísticos.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33356

Palavras-chave:

Palavras-chave, Autobiografia, Língua Inglesa, Práticas reflexivas.

Resumo

Resumo: Este artigo propõe discutir através das narrativas de professores em formação inicial e que participaram do programa PIBID, reflexões a respeito de suas práticas de ensino no que se refere as suas experiências, envolvendo o grau de importância do programa para suas formações; ocorrências de intermediações entre contexto prático e teórico e, por último, sobre qual o papel do professor reflexivo no contexto de ensino. Para este propósito, este estudo se baseia em pesquisadores como Perrenoud (2002), Schön (2000) e Zeichner (2008) que defendem a perspectiva do professor reflexivo para melhor atuar na docência. A intermediação da prática com a teoria é discutida por Pimenta (2002), Libâneo (2002) e Gimenez e Cristóvão (2004), que salientam que ela é indissociável e colabora na construção da autonomia do professor. Nos pautamos nas narrativas de duas acadêmicas do programa PIBID e verificou-se que ambas concordam com a relevância desse programa para suas experiências. Em relação à intermediação entre conhecimento teórico e prático, elas destacam a necessidade de incorporar esses conhecimentos para discussões que possam trazer maior autonomia na profissão.

 

Biografia do Autor

Isabel Cristina Vollet Marson, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná - Linha Estudos Linguísticos.

Isabel Cristina Vollet Marson é Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), Especialista em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (2004) pela mesma universidade e Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007). Atualmente, é Professora efetiva do Departamento de Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seus interesses de pesquisa são na área de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, formação de professores, multiletramentos, multimodalidade, tecnologias de informação e comunicação, inglês como língua franca, ambientes virtuais de aprendizagem e educação a distância.

Clarita Gonçalves de Camargo, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Linha Estudos Linguísticos.

Clarita Gonçalves de Camargo é Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora em Linguística Aplicada com temas relacionados ao ensino aprendizagem de Língua Inglesa, material didático e práticas docentes na formação do professor.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Marson, I. C. V., & Camargo, C. G. de. (2018). NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS REFLEXIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA PIBID (UEPG). E-Mosaicos, 7(15), 180–197. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33356

Edição

Seção

ARTIGOS