CRENÇAS DE PROFESSORAS SOBRE O USO DA PLATAFORMA INGLÊS PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.83826

Palavras-chave:

Crenças de professores, Plataforma Inglês Paraná, Multiletramentos, Língua inglesa, Educação básica

Resumo

Estudos a respeito de crenças de docentes têm trazido informações importantes ao contexto de ensino e aprendizagem. Tendo em vista tal perspectiva, este artigo busca identificar as crenças de dez professoras da rede pública da educação básica sobre a nova plataforma de ensino de inglês intitulada Inglês Paraná. Dessa forma, os objetivos desse trabalho são: a) investigar quais crenças as professoras apresentam sobre vantagens ao uso da plataforma; b) levantar algumas crenças nas implicações do uso dessa ferramenta sobre a prática de ensino e c) averiguar se a Plataforma contempla nas crenças das professoras algumas perspectivas dos multiletramentos. O aporte teórico que orienta este trabalho se fundamenta na perspectiva da língua como instrumento da interação, como discurso e prática social. O aporte metodológico fundamenta-se na abordagem qualitativa e interpretativa dos dados de forma contextual. Com os dados analisados, podemos concluir que as crenças dos professores têm relação com suas experiências vivenciadas durante o uso da plataforma demonstrando que: há percepção negativa da eficiência desse instrumento devido à falta de engajamento com as reais necessidades de ensino, pouca contextualização com o público-alvo, baixo progresso de conteúdo do currículo e também não atende ao ensino colaborativo com o professor em sala de aula. 

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Biografia do Autor

Dra. Isabel Cristina Vollet Marson, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/ Doutora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná - Linha Estudos Linguísticos.

Isabel Cristina Vollet Marson é Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002), Especialista em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (2004) pela mesma universidade, Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007) e Doutora em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (2019). Participou do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES na Penn State University, University Park, Pennsylvania, nos Estados Unidos da América de agosto de 2018 a fevereiro de 2019. Atua como professora efetiva adjunta C do Departamento de Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), bem como Coordenadora do projeto de pesquisa continuada "Formação de Professores, Multiletramentos e Inglês como Língua Franca". Seus interesses de pesquisa são na área de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, formação de professores, multiletramentos, inglês como língua franca, práticas translíngues, tecnologias de informação e comunicação, internacionalização das universidades, ambientes virtuais de aprendizagem e educação a distância.

Dra. Clarita Gonçalves de Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Letras Português - Inglês; Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional pela UTFPR, mestrado Linguística pela UFSC e Doutorado em Letras pela UFPR. Atualmente dedica-se às pesquisas em revistas eletrônicas sobre o ensino de língua portuguesa e inglesa em contextos de educação básica e de formação de professores. Tem experiência na produção de material didático em línguas adicionais e ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. É professora colaboradora da UEPG e professora da rede básica de ensino no estado do Paraná. Trabalha como avaliadora de artigos em revistas científicas e na produção de material didático para cursos da educação à distância.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

MARSON, Isabel Cristina Vollet; CAMARGO, Clarita Gonçalves de. CRENÇAS DE PROFESSORAS SOBRE O USO DA PLATAFORMA INGLÊS PARANÁ. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 32, 2024. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2024.83826. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/83826. Acesso em: 18 fev. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS