FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA: CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17119Resumen
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17119
A pesquisa discute possibilidades formativas da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. Está embasada em atividade de formação com oito professores de Língua Inglesa que atuam no Ensino Superior. As análises estão centradas nas contribuições dos seguintes recursos didático-pedagógicos às práticas educativas: Podcast, Audacity, YouTube, Skypecast, Chat and Webquest. Os dados coletados por meio de perguntas abertas e questionários semiestruturados foram submetidos à análise de conteúdo (BARDIN,1977). Os resultados mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem possibilitam gerar práticas educativas com ganhos para o ensino-aprendizagem. Foram configuradas categorias relacionadas à formação continuada docente, que exprimem as possibilidades didático-pedagógicas do computador e da Internet: objeto, novo, interação, comunicação, mudança, curso, atualização, Internet, resistência à mudança, melhora, equipamento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.