CONSIDERAÇÕES SOBRE O COTIDIANO EM UMA TURMA DE ACELERAÇÃO

Autores

  • Andressa Batista Coelho Instituto de História - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Dandara Ribeiro Pinto Faculdade de Letras - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Franco Gomes Biondo Instituto de Biologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thays Merolla Piubel Instituto de História - Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29996

Palavras-chave:

Acelera Brasil, Autonomia docente, Cotidiano escolar.

Resumo

Este texto tem como objetivo compartilhar a experiência do grupo de pesquisa e extensão ConPAS – Conversas entre Professores: Alteridades e Singularidades – formado por docentes e graduandos de diversas licenciaturas, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A partir da vivência do grupo em uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, o texto apresenta algumas considerações a partir de duas perspectivas: formação docente inicial e continuada; e práticas escolares cotidianas. Tais reflexões tratam do que foi experienciado pelo grupo durante o ano em que acompanhou uma turma do Programa Acelera Brasil, elaborado pelo Instituto Ayrton Senna. O texto propõe refletir acerca da falta de efetividade de um modelo de educação pautado na parceria público-privada e na centralidade do material didático, avaliando de que maneira essa conjuntura repercute na autonomia docente e nos sujeitos-alvo dessa política, os estudantes, reforçando a identidade do fracasso escolar.

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Publicado

2018-05-14

Como Citar

Coelho, A. B., Pinto, D. R., Biondo, F. G., & Piubel, T. M. (2018). CONSIDERAÇÕES SOBRE O COTIDIANO EM UMA TURMA DE ACELERAÇÃO. E-Mosaicos, 7(14), 200–212. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29996

Edição

Seção

SEÇÃO ESPECIAL - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: desafios e propostas