BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONTEXTO, SIGNIFICADOS E DESALINHAMENTOS COTIDIANOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.38729Palavras-chave:
BNCC, currículo, avaliação, formação docente, cotidiano escolar.Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) constitui a política curricular mais recente no âmbito educacional brasileiro e se encontra em via de implementação. Diversos autores têm apontado a lógica impositiva e homogeneizadora dessa política, localizada em um contexto neoliberal e tendo agregado a participação de diversos atores privados. Este ensaio teórico parte dessa contextualização para analisar trechos do documento da BNCC homologado em 2017, em busca de sentidos de currículo, avaliação, materiais didáticos e formação docente. Investigo os possíveis desdobramentos decorrentes da efetivação desses sentidos, os quais corroboram uma noção de controle cada vez mais fluido e sofisticado sobre a educação. Por fim, argumento que descaminhos cotidianos podem ser traçados para que, em alguma medida, os sentidos da prescrição curricular sejam ampliados e/ou reformulados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.