Abordagem do Guia Alimentar para a População Brasileira em livros de ciências do ensino fundamental

Gilcimara Bonifácia Costa, Kellem Regina Rosendo Vincha, Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro

Resumo


Objetivo: Analisar a abordagem do conteúdo do Guia Alimentar para a População Brasileira em livros de ciências do ensino fundamental. Métodos: Realizou-se um estudo transversal descritivo. Foram analisados os 13 livros de ciências do 8º ano das coleções aprovadas pelo Ministério da Educação para serem usadas no triênio 2017 a 2019. Mediante a leitura dos capítulos que abordavam a alimentação e nutrição, foi identificada a presença de conteúdos relacionados à temática dos dez passos para uma alimentação adequada e saudável do Guia Alimentar, à menção ao Guia e à pirâmide alimentar. A partir dos conteúdos identificados, os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e foram categorizados de acordo com os sentidos identificados na perspectiva da alimentação adequada e saudável. Resultados: Todas as temáticas foram identificadas nos livros, as relacionadas ao consumo de alimentos naturais, ultraprocessados e ingredientes culinários estiveram presentes em todos. O tema da comensalidade foi frequente, mas pontual, e os demais que podem estimular a adoção de uma alimentação adequada e saudável foram pouco explorados. Foram identificadas poucas menções ao Guia e ampla citação à pirâmide alimentar. Observou-se uma tendência dos livros de manter o enfoque biológico na abordagem da alimentação. Conclusões: Evidenciou-se a presença de conteúdos do Guia Alimentar nos livros de ciências, porém na abordagem predominou a perspectiva do racionalismo nutricional. Verificou-se a necessidade de revisão dos conteúdos para melhor difusão do conceito ampliado de alimentação e nutrição, o que pode viabilizar a inserção da Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar.


Palavras-chave


Guias alimentares. Materiais de ensino. Educação alimentar e nutricional. Ensino fundamental e médio.

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2021.51578

e-ISSN: 2238-913X


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