Práticas adotadas por restaurantes comerciais para promover a sustentabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2022.66576Palavras-chave:
Sustentabilidade. Responsabilidade Social. Sustentabilidade Social. Restaurante. Serviços de Alimentação.Resumo
Introdução: Os restaurantes comerciais possuem elevado potencial para a promoção da dimensão social da sustentabilidade. Apesar da relevância, o conhecimento sobre as práticas socialmente sustentáveis nesses estabelecimentos é incipiente. Objetivo: identificar ações realizadas por restaurantes comerciais para promover a sustentabilidade social. Métodos: questionário composto por 52 questões distribuídas em nove temas, respondido por responsáveis de 15 restaurantes comerciais do município de Governador Valadares, Brasil. Resultados: Todos os estabelecimentos eram de pequeno porte e a maioria não contava com nutricionista (80%) ou nutrição técnica (93,3%). Esses restaurantes promoveram 87,8% das ações avaliadas relacionadas ao tema “saúde e segurança dos colaboradores”; 80% das relacionadas à remuneração e benefícios de empregados; e 89,1% das voltadas para as relações de consumo. Os temas com menor percentual de ações realizadas se referiam ao relacionamento com os colaboradores (66,7%), condições de trabalho, qualidade de vida e jornada de trabalho dos colaboradores (61,8%), apoio ao desenvolvimento de fornecedores (60,5%), comprometimento ao desenvolvimento profissional (50,6%), compromisso com o desenvolvimento comunitário e gestão das ações sociais (44,0%). Conclusão: Os restaurantes comerciais analisados promoveram ações obrigatórias e voluntárias que contribuem para a promoção da sustentabilidade social. No entanto, as ações relacionadas aos colaboradores, fornecedores e comunidade ainda precisam ser mais exploradas.
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