CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA E EFICÁCIA COLETIVA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO GUIA ALIMENTAR NA ATENÇÃO BÁSICA

Lígia Cardoso dos Reis, Patricia Constante Jaime

Resumo


Objetivos: Este estudo comparou o conhecimento e a percepção de autoeficácia e eficácia coletiva para aplicar o Guia Alimentar para a População Brasileira [Guia Alimentar] entre nutricionistas e demais profissionais de saúde da Atenção Básica. Métodos: Analisou-se o desempenho de 209 participantes em estudo de validação de constructo de duas escalas: GAB1 (conhecimento) e GAB2 (autoeficácia e eficácia coletiva). Geraram-se grupos segundo percentil (<75 e >75) e testaram-se as diferenças entre variáveis quantitativas/qualitativas e ser nutricionista. Razões de chance por modelos de regressão logística bivariada e múltipla foram calculadas para investigar as variáveis explicativas de cada constructo. Resultados: A média de conhecimento e autoeficácia dos nutricionistas foi estatisticamente superior a das outras profissões, observando-se associação entre ser nutricionista e elevado conhecimento e autoeficácia para aplicar o Guia Alimentar. Ser nutricionista e possuir elevada autoeficácia mostraram-se determinantes para elevado conhecimento sobre o Guia Alimentar. Ser nutricionista e possuir elevado conhecimento sobre o Guia Alimentar mostraram-se determinantes para elevada autoeficácia. A média de eficácia coletiva dos nutricionistas não foi estatisticamente diferente a das outras profissões. Nenhuma variável se mostrou explicativa para elevada eficácia coletiva. Discussão: Pelo nosso conhecimento, este estudo é o primeiro a avaliar o preparo de profissionais de saúde para implementar o Guia Alimentar, salientando a urgência de processos eficazes de capacitação profissional para consolidar o nutricionista como referência técnica para os demais profissionais. Conclusões: Ser nutricionista associou-se ao maior conhecimento e à maior autoeficácia para aplicar o Guia Alimentar, mas a eficácia coletiva não esteve associada à profissão.

DOI: 10.12957/demetra.2019.39140

 


Palavras-chave


Guias alimentares. Atenção Primária à Saúde. Pessoal de saúde. Autoeficácia. Educação continuada.

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2019.39140

e-ISSN: 2238-913X


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