PERCURSO METODOLÓGICO DE ENSAIO COMUNITÁRIO CONTROLADO EM SERVIÇO DE SAÚDE: PESQUISA EPIDEMIOLÓGICA TRANSLACIONAL EM NUTRIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28451Palavras-chave:
Pesquisa Médica Translacional. Aplicações da Epidemiologia. Serviços de Saúde. Atenção Primária à Saúde. Nutrição.Resumo
Objetivos: Discutir e exemplificar o percurso metodológico de pesquisa epidemiológica translacional na área de Nutrição. Metodologia: Ensaio comunitário aleatorizado controlado de incentivo ao consumo de frutas e hortaliças em amostra representativa do Programa Academia da Saúde de Belo Horizonte-MG. Resultados e Discussão: O percurso metodológico constou das etapas: 1) Vinculação com gestores e profissionais do serviço e comunidade; 2) Controle e garantia de qualidade da coleta de dados; 3) Ação educativa comunitária, pautada no Modelo Transteórico, na pedagogia dialógica e problematizadora de Paulo Freire; 4) Devolutiva à comunidade, gestores e profissionais. Nos 18 polos investigados, foram entrevistados 3.414 indivíduos, número inferior ao informado pela gestão local (n=5.778; -34,9%) e central do serviço (n=4.517; -16,7%). A maioria eram mulheres, adultos mais velhos e com baixa escolaridade. A ação educativa incluiu 540 oficinas, 171 ações no ambiente, distribuição de 4.449 postais e 1.483 fôlderes, de forma a atingir os 1.483 participantes do grupo intervenção. Resultados da pesquisa foram apresentados para os gestores e enviados banners para discussão nos polos. Conclusões: A pesquisa mostrou que a realização de estudos translacionais populacionais com qualidade é possível, sendo primordial o vínculo com o serviço e a comunidade, além da adequação contínua de seu planejamento. Pretende-se, assim, provocar a reflexão sobre a necessidade de conduzir estudo em serviços de saúde, cenário ainda pouco explorado.
DOI: 10.12957/demetra.2017.28451
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.