A INSEGURANÇA ALIMENTAR GRAVE ESTÁ ASSOCIADA A FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS E DOENÇA CARDIOVASCULAR NO DISTRITO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.19730Palavras-chave:
Segurança alimentar e nutricional. Fome. Doença crônica. Fatores de risco.Resumo
Objetivo: Verificar a associação entre fatores de risco e ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) com a insegurança alimentar grave (IAG) no Distrito Federal. Método: Trata-se de um estudo transversal, realizado com a população adulta do Distrito Federal. Os dados foram coletados por meio de questionário, que englobava perguntas socioeconômicas, consumo protetor e de risco para DCNT, ocorrência de DCNT e segurança alimentar aferida pela Escala Brasileira de Insegurança alimentar. A amostragem foi sistematizada por cotas, segundo renda e situação de IAG e segurança alimentar (SA). E composta por 324 adultos, dos quais 74,1% tinham segurança alimentar e 25,9% insegurança alimentar grave. Resultados: Os resultados apontam uma associação positiva de IAG com doença cardiovascular (DCV) (OR:1,79), consumo de excesso de gordura provenientes de carnes vermelhas e pele de frango e maior risco de obesidade (OR: 2,21). Essa associação passa a ser negativa com consumo de alimentos protetores contra DCNT, como feijão (OR:0,47), frutas (OR:0,19) e hortaliças (OR:0,44). Indivíduos com IAG têm também menor chance de praticarem atividade física se comparados aos com SA (OR:0,45). Conclusão: Este estudo evidencia uma associação da IAG com DCV e maior prevalência de fatores de risco para DCNT. Esses achados são importantes para auxiliar no planejamento de políticas públicas de combate à fome, que devem ter como foco a promoção da saúde e redução da ocorrência de DCNT em população com IAG.
DOI: 10.12957/demetra.2016.19730
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.