HOTELARIA MARÍTIMA: SEGMENTO DE ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA

Autores

  • Aline Gomes de Mello UFRJ/INJC
  • Gabriela Barcellos Almeida CIs-Brasil
  • Lorena Gonçalves de Oliveira Curso de Nutrição - UFRJ Macaé
  • Luciléia Granhen Tavares Colares INJC/UFRJ
  • Mariana Fermandes Brito de Oliveira Curso de nutrição - UFRJ/Macaé

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.19508

Palavras-chave:

nutricionista, plataforma de petróleo, processo de trabalho

Resumo

Este estudo visou descrever as atividades relacionadas a alimentação e nutrição em empresa de hotelaria marítima (EHM). Tratou-se de um estudo de caso realizado por observação sistemática e análise documental, para identificação das atividades e dos profissionais envolvidos no processo produtivo de refeições, apoiado em pesquisa exploratória de campo. As atividades relacionadas à alimentação e nutrição ocorriam em terra (onshore) –  na base de apoio; e em alto mar (offshore) – nas plataformas. O planejamento de cardápio, aquisição, recebimento e armazenamento de materiais, assim como a montagem e embarque dos contêineres com material de rancho e demais materiais para as plataformas era feito onshore; e o recebimento e armazenamento dos materiais, produção e distribuição de refeições, offshore. O transporte dos contêineres para plataforma poderia ocorrer em até 48 horas, dependendo da localização e das condições marítimas, logo o controle do tempo e temperatura do material de rancho (alimentar) era determinante para manter a qualidade e sanidade do mesmo. Os nutricionistas realizavam as atividades obrigatórias e complementares previstas para a atuação na área de alimentação coletiva. A inspeção da qualidade do material de rancho recebido na plataforma era de responsabilidade dos profissionais de saúde, dentre eles, o nutricionista. Conclui-se que o processo produtivo de refeições é semelhante ao conduzido por diversas unidades de alimentação e nutrição, porém, como na EHM algumas etapas ocorrem onshore, e outras offshore, faz-se necessário adotar medidas rigorosas de controle quantitativo e qualitativo, pois falhas de planejamento podem resultar em custos adicionais para a empresa.

DOI: 10.12957/demetra.2016.19508

 

 

Biografia do Autor

Aline Gomes de Mello, UFRJ/INJC

Mestre em vigilência Sanitária INCQS/Fiocruz

Doutor em Ciencia de alimentos IQ/UFRJ

Docente do INJC/UFRJ

Gabriela Barcellos Almeida, CIs-Brasil

Nutricionista

Lorena Gonçalves de Oliveira, Curso de Nutrição - UFRJ Macaé

Nutricionista

Luciléia Granhen Tavares Colares, INJC/UFRJ

Mestre em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Ciências na área de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mariana Fermandes Brito de Oliveira, Curso de nutrição - UFRJ/Macaé

Mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO

Publicado

2016-07-09

Como Citar

Mello, A. G. de, Almeida, G. B., Oliveira, L. G. de, Colares, L. G. T., & Oliveira, M. F. B. de. (2016). HOTELARIA MARÍTIMA: SEGMENTO DE ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(2), 337–353. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.19508

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE